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Tabela de conteúdos
Exercícios recomendados da CE-223 Estatística computacional, 2008
O material de apoio do curso possui vários exercícios ao final de cada seção. Os exercicios a seguir são complementos aos do material.
Aula 25/02
- Fazer um gráfico da função de probabilidade de uma v.a.

- Fazer um gráfico da função de densidade de probabilidade de uma v.a.

Aula 27/02
- Mostrar o comando para obter uma sequência dos múltiplos de 10 até 200.
- Criar um vetor
a1com os elementos(23, 45, 21, 29, 40, 22, 29, 37, 44, 37, 31, 33, 36) - Extrair os elementos de
a1que sejam maiores que 30. - Extrair os elementos de
a1que sejam menores que 25 ou maiores que 40. Guardar estes valores em um vetora2 - Extrair os elementos de
a1que sejam maiores que 30 e menores que 40. - Obter as posições dos elementos de
a1que sejam menores que 30 - Obter a posição do maior elemento da
a1 - Obter a posição do menor elemento da
a1 - Criar um vetor
a3com os elementos dea1para os quais o resto da divisão por 3 seja igual a 2. (Dica: o operador% %fornece o resto da divisão, veja exemplo a seguir).> 14 %% 3 [1] 2 > 18 %% 3 [1] 0 > 22 %% 3 [1] 1
- Extrair os elementos de
a1que sejam múltiplos de 4 - Substituir em
a1os elementos iguais a 37 pelo valor 36 - Substituir em
a1os elementos maiores que 40 pelo código de valor perdidoNA - Obter as posições de
a1onde estão os valores perdidos - Crie um vetor chamado
sexocom os comandos a seguir:sexo <- c(1, 2, 2, 2, 1, 2, 1, 1, 1, 2, 2, 1, 2) sexo <- factor(sexo, lev=1:2, lab=c("M","F")) - Obter as posições em
sexoque possuem o valor“M“ - Obter os valores de
a1para os quais o valor correspondente emsexoé“M“ - Obter os valores de
a1para os quais o valor correspondente emsexoé“F“ - Descrever o resultado de cada um dos comandos a seguir:
sort(a1) order(a1) a1[order(a1)] sort(a1, dec = TRUE)
- Criar um objeto
a1.ordcom os elementos dea1em ordem crescente - Ordenar os objetos de
a1de forma a exibir primeiro todos os elementos correpondentes a“M“e depois os correspondentes a“F“ - Criar um objeto chamado
notasque possua os elementos dea1com valores correspondentes desexosendo“M“ordenados de forma crescente, seguidos pelos correspondentes a“F“também ordenados de forma crescente. Em outras palavras, o objeto notas deverá ter as notas dos homes ordenadas seguidas pelas das mulheres também ordenadas. - Criar um vetor com os seguinte elementos:
(1, 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 200, 300, 400, 500) - Adicionar o valor
55entre os valores50e60do vetor criado acima
Aula 25/02
A função Gamma é uma função importante em várias áreas da matemática e com diversas aplicações em estatística, sendo dada por:
com
.
Da definição decorrem as seguintes propriedades:

- Se
é um número inteiro, então 


- Obtenha usando o R o resultado da combinação de 10 elementos tomados 4 a 4 de três formas diferentes:
- usando a função
choose() - usando a função
factorial() - usando a função
gamma()
- digite na linha de comando do R:
factorial
desta forma será mostrado o código da função. Note que a funçãofactorial()na verdade utiliza a funçãogamma()e a segunda propriedade mencionada acima para processar os cálculos. - Obtenha um gráfico da função de densidade de probabilidade da distribuição
, três graus de liberdade, de duas formas diferentes:- utilizando operações algébricas com a expressão da f.d.p.
- utilizando a função
dchisq()
- Obtenha um gráfico de formas análogas às do exercício anterior para a distribuição
tcom 9 graus de liberdade. - Considere o exercício da distribuição binomial da primeira aula do curso e discutido na aula desta semana. Experimente utilizar o comando
plot()com o uso do argumentotypecom cada uma das opções:type = “p“,type = “l“,type = “b“,type = “c“,type = “o“,type = “h“,type = “s“,type = “S“,type = “n“. Verifique os resultados produzidos e:- descreva o tipo de gráfico produzido com cada opção
- discuta exemplos de situações onde o uso de cada um destes tipos de gráficos seria adequado
Aula 30/04
- Ilustre via simulação o seguinte resultados,
- Se
então
. - Se
então
. - Se
então
. - Se
e
então
. Compare os valores teóricos
e
com os valores obtidos na simulação.
- Considere uma distribuição N(0,1) e amostras de tamanho n = 20 desta distribuição. Sejam dois estimadores: T1, a média amostral e T2 a mediana amostral. Avalie e compare através de simulações a eficiência dos dois estimadores. É possível identificar o mais eficiente? Qual a eficiência relativa? Repita o procedimento com diferentes tamanhos de amostra e verifique o efeito do tamanho da amostra na eficiência relativa.
- Ilustrar o resultado que diz que o quociente de duas variáveis independentes com distribuição qui-quadrado tem distribuição F.
Aula 07/05
Este exercício tem como objetivo treinar o uso do
na confecção de um relatório de análise estatística.
Considere o conjunto de dados ''milsa'' do livro de Bussab e Moretin. Confeccione um texto com um relatório de análise destes dados que contenha:
- estatísticas descritivas de cada uma das variáveis. Colocar as medidas resumo ao longo do texto tal como em:
... na amostra de 200 pessoas observou-se que 134 (67%) eram do sexo masculino e 66 (33%) do sexo feminino ...
- pelo menos duas figuras sendo que uma deve conter apenas um gráfico e outra deve conter dois gráficos lado a lado,
- uma tabela de frequências para uma variável quantitativa
- pelo uma tabela de associação entre duas variáveis qualitativas, bem como a medida de
associada a essa tabela. - pelo menos três formulas referentes ao que está sendo calculado para o relatório.
As análises devem ser feitas no programa R. Guarde o arquivo com código/comandos utilizado para gerar os resultados incluídos no relatório.