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Espaço Aberto - CE-003 Turma O

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Segundo semestre de 2011

Discussão

Lucas Aragão Alves de Britto, 2012/03/18 16:08

Olha, eu fiz um programa de simulação… Ele simula três situações:

1) Após escolher uma porta aleatória, eu removo uma porta errada (que não seja a porta que eu escolhi) e escolho uma entre as duas portas novamente. Neste caso a chance foi de 50%.

2) Após escolher uma porta aleatória, eu removo uma porta errada (que não seja a porta que eu escolhi) e permaneço com a mesma porta. Neste caso a chance foi de 33,3%.

3) Após escolher uma porta aleatória, eu removo uma porta errada (que não seja a porta que eu escolhi) e troco de porta. Neste caso a chance foi de 66,6%.

Fiquei confuso. Será mesmo que, se eu trocar de porta então, minhas chances sempre aumentam? Ou será que está falando algum ponto importante no raciocínio?

Paulo J Ribeiro Jr, 2012/03/19 17:13, 2012/03/19 17:15

Este problema é um clássico em probabilidades e ficou conhecido como Problema de Monty Hall, por ter surgido em função de uma discussão sobre um programa televisivo. O problema aparece no filme quebrando a banca (uma cena no meio de uma sala de aula), entre outros. Podem procurar por "Monty Hall Paradox". O caminho de investigar por simulação é uma boa opção (embora não a única). Iremos em breve discutir o problema em sala e aproveitaremos as pesquisas e investigações de voces. Preparem seus códigos e argumentos!!!

Lucas Affonso X. de Morais, 2012/03/19 17:53

Da uma olhada nesse vídeo do mythbusters: http://www.youtube.com/watch?v=Ytv-_RB4xWI Eles fazer vários testes sobre esse problema de Monty Hall.

Lucas Aragão Alves de Britto, 2012/03/18 14:25

Pessoal, me deparei com uma charada de probabilidade muito interessante… Olha só:

VOcê está num jogo em que tem que escolher uma entre 3 portas (A, B e C). Numa destas portas tem um carro. Qual porta você escolhe? Vamos supor que você escolhe a porta A. Então o apresentador tira a porta B, dizendo que aquela porta B era errada e pergunta se você gostaria de trocar de porta.

Bom, neste site http://www.jimloy.com/puzz/monty.htm eles dizem que, se você trocar de porta, você tem 2/3 de chances de conseguir a porta certa. E, se não trocar, fica 1/3.

Eu acho que não, eu acho assim: Existem duas situações, a primeira parte em que você escolhe uma porta com 1/3 de chance e a segunda parte em que escolhe com 1/2. Independente da primeira resposta, você sempre chegará na segunda parte, de 50% de chances. Então eu acho que a probabilidade é de 50% por ter a escolha de mudar de porta, e não por de fato trocá-la.

O que vocês acham?

Jônatas Pimentel Lemos, 2012/03/14 15:51

Desculpem… mas aquela apostila só abrange as 3 primeiras aulas…

Mas tem bastantes exercícios pra essa parte da matéria.

…Um abraço

Jônatas Pimentel Lemos, 2012/03/14 15:39

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/apostila_estatistica.pdf

Uma Apostilinha interessante… Estou lendo agora, e está seguindo a mesma ordem da didática do professor.

Fiquem com Deus.

Um abraço,

Jônatas.

Lucas Aragão Alves de Britto, 2012/03/14 13:59

Pessoal, fiz um programa que calcula a probabilidade da colisão de aniversário… Eu acho que está certo, pois criei um outro programa de testes que gerava aleatoriamente um número entre 365 e atribuía ele à um número X de alunos.

Interessante é o resultado! Quando passa de 70 alunos já fica praticamente 100%.

O programa é em Java (é o que compila aqui onde eu estou estudando no momento).

public class TesteProbabilidade {

public static void main(String[] args) {
	
	// declaração do número de alunos
	final int ALUNOS = 70;
	
	// constante para declarar quantidade de dias em um ano
	final int ANO = 365;
	
	// chance inicial (de 100%) de não ter alunos com a mesma
	// data de aniversário
	double probabilidade = 1.0;
	
	// cada dia loop diminui a chance de não ter nenhum aluno com a
	// mesma data de aniversário
	// para isso calcula-se AnoTemporario/AnoTotal e multiplica essa
	// propabilidade pelo dia anterior
	for (int i=0; i<ALUNOS; i++) {
		probabilidade *= (ANO - i)*1.0/ANO;
	}
	
	// mostra em forma de porcentagem de ter alunos com a mesma
	// data de aniversário
	// para isso basta inverter a porcentagem (100 - PorcentagemCalculada)
	System.out.println((100 - probabilidade*100) + "%");
	
}

}

Paulo J Ribeiro Jr, 2012/03/04 19:58

Bem vindos ao curso neste 1o semestre de 2012.
Neste semestre vamos introduzir algumas alterações na forma de avaliação.
Aproveitem este espaço para trocar informações e compartilhar sugestões e materiais.
Um bom semestre e um bom curso a todos.

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A M S​ O H
 

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