Essa é uma revisão anterior do documento!
Wagner Hugo Bonat
Graduando em Estatística - UFPR
Email: wbonat AT curitiba.org.br
Projetos
Monitoria
Análises para o Saudavel
De acordo com a orientação do Prof. Paulo, estamos desenvolvendo análises sobre o banco SAUDAVEL, nas seguintes dimensões:
Armadilhas - Para as análises por armadilhas, vamos propor uma série de gráficos descritivos:
Histograma: Forma simples para verificar a distribuição dos ovos de aeds;
Gráficos de Controle - Uma forma de estabelecer parametros, as medidas descritivas mais comuns são incorporadas ao gráfico, estabelece limites e pontos máximos de controle como forma de monitorar a proliferação do aeds, atendendo desta forma ao objetivo do trabalho. Também auxiliará na avaliação de politícas educacionais direcionadas a diminuição da proliferação da população de aeds. Variações destes gráficos poderão gerar previsões para o proximo tempo. Indicará áreas onde a proliferação é maior ou menor, sendo que sobre essas áreas estudos mais aprimorados podem ser feitos para verificar as causas desse aumento ou queda do número de ovos do aeds.
Bairros - Para a analise por bairros, estamos propondo:
Histogramas -
Gráficos de Controle para Média e Variabilidade -
Mapas de Intensidade - O foco seria a interpolação de superfícies pela abordagem Geoestatística ( talves um enfoque por indicação ver PJ).
A animação desses mapas anteriores de uma forma espaço-temporal (ver isso).
Recife
Para o caso da cidade não temos nada proposto ainda. Temos que pensar aqui como tratar os bairros que não tem armadilhas…
Estações Metereológicas
A intenção da analise das estações será verificar a associação do número de ovos com condições climáticas, em geral gráficos cruzando as informações serão boas ferramentas para verificar a associação ou não associação destes fatores climáticos.