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CE-225: Modelos Lineares Generalizados

CE-225: Modelos Lineares Generalizados

Detalhes da oferta da disciplina

  1. Período: segundo semestre de 2012
  2. Professor Responsável:
  3. Horário e Local: Quartas 20:45hs e sextas 19:00hs na sala PA-03
    • Data importantes:
      • 29/10/2012 - Início das aulas
      • 02/03/2013 - Último dia letivo do 2o semestre
      • 19/03 a 25/03/2013 - Período de exames finais
      • Calendário completo: Resolução 42/12 do CEPE
  4. Avaliações:
    • 1ª: 05/12/2012
    • 2ª: 21/12/2012
    • 3ª: xx/xx/2013
    • Prova Final: xx/xx/2013
  5. exercicios
    1. Lista 1 (para dia 05/12)
      • Considere o modelo de regressão linear:
        • encontre as estimativas dos coeficientes de regressão considerando estimação por máxima verossimilhança
        • encontre a variância assintótica desses estimadores
        • elabore um teste baseado nesses resultados para testar se cada coeficiente é igual a zero
      • Coloque as distribuições: Normal, gamma, binomial e Poisson na família exponencial. Defina também, esperança, variância, sua função escore e função de ligação canônica.
      • Proponha um modelo de regressão e encontre E(Y_i|eta_i) considerando as seguintes distribuições para Y
        • Normal com ligação canônica
        • Gamma com ligação canônica
        • Gamma com ligação log
        • Poisson com ligação canônica
        • Poisson com ligação identidade
        • Bernoulli com ligação canônica
      • Dê a interpretação dos coeficientes de cada modelo acima
    2. Lista 2 (para dia 21/12)
      • Considere o modelo de regressão linear generalizado e obtenha:
        • função escore de beta
        • a matriz de informação de fisher de beta
        • as equações do algoritmo iterativo IWLS para estimar beta
      • Encontre W_{i,i} e u_i na k-esima iteração do algoritmo IWLS considerando os seguintes MLG:
        • Normal com ligação canônica
        • Gamma com ligação canônica
        • Gamma com ligação log
        • Poisson com ligação canônica
        • Poisson com ligação identidade
        • Bernoulli com ligação canônica
      • Considere que x é uma covariável cujos valores são

11 14 14 14 15 17 18 21 23 23 24 25 28 28 29 considere também que y é a variável de interesse cujos valores são

  2 8 5 1 1 3 4 4 6 4 7 4 7 8 8

e estime um modelo de regressão considerando as seguintes distribuições

  • Gamma com ligação canônica
  • Gamma com ligação log
  • Poisson com ligação canônica
  • Poisson com ligação identidade
  • Normal com ligação log
  1. Horários de atendimento do professor : segundas 19hs (ou marcada). LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação), prédio anexo ao prédio da administração do centro politécnico, andar superior (espaço do antigo salão de provas)

Referências Bibliográficas

  1. profa. M. Antónia Amaral Turkman e prof. Giovani Loiola Silva - livro
  2. prof. Gauss M. Cordeiro e prfa. Clarice G. B. Demetrio - Minicurso SEAGRO/RBRAS
  3. prof. Gilberto A. Paula - Livro e material adicional
  4. Capitulo da tese de ANTONIO FERNANDO DE C VIEIRA aqui

Histórico das aulas do curso

  1. Histórico das aulas do curso com as datas, conteúdo abordado e atividades recomendadas

ATENÇÃO: estes arquivos/página poderão ser atualizados durante o curso.

Programas computacionais

A parte final do curso prevê conteúdo computacional. Todo o conteúdo abordado pode ser tratado computacionalmente por alguns programas estatísticos. O uso de programas computacionais auxilia o entendimento do conteúdo do curso.

  • Programa estatístico recomendado
  • Recursos auxiliares
    1. BrOffice suite de programas semelhante ao MS-Office (editor de texto, banco de dados, apresentação e planilha) gratuito.
    2. Uma página interessante com um introdução ao R
    3. O Tinn-R é um GUI/Editor para o ambiente R sob Windows que facilita muito o uso do R neste ambiente operacional
    4. O Xemacs é uma outra opção de editor que facilita a edição de arquivos do Graph e R e disponível para plataformas Linux e Windows.
    5. r-br é uma lista de discussão em português sobre o uso do R

Espaço Aberto

Página aberta para conversas, troca de informações, discussões e interações entre participantes do curso.


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