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CE-083: Estatística Computacional I

CE-083: Estatística Computacional I

Detalhes da oferta da disciplina

Scripts, notas e documentos

Histórico das Aulas do Curso

Abaixo o histórico de atividades realizadas em classe e atividades extra classe aplicadas.

  1. 11/02:
    • Download e instação do R;
    • Editores de script;
    • Primeira sessão com o RStudio;
    • Operações elementares com escalares;
    • Salvando script e área de trabalho;
  2. 13/02:
    • Vetores nomeados;
    • Regras lógicas;
    • Seleção a partir de regras lógicas;
    • Classificação de valores em intervalos;
    • Sequencias regulares;
  3. 18/02:
    • Matrizes;
    • Data frames;
  4. 20/02:
    • Ordenar vetores e data.frames;
    • Reordenar e renomear fatores;
    • Arredondar e truncar números;
  5. 25/02:
    • Medidas descritivas para uma amostra;
    • Distribuições de frequência;
    • Tarefas por grupo/estrato;
    • Tarefas por margem;
  6. 27/02:
    • Leitura de dados a partir de aquivos de texto;
    • Tratamento de valores após leitura;
  7. 11/03:
    • Download e leitura de dados em aquivos de texto;
    • Seleção dos carros e cálculo separado de estatísticas descritivas;
  8. 13/03:
    • Análise descritiva tabular e gráfica;
    • Tarefas separadas por grupo e por resposta;
    • Cálculo de múltiplas estatísticas para a amostra;
    • Exportando gráficos;
  9. 18/03:
    • Expressões regulares;
    • Captura de informações por meio de expressões regulares;
  10. 20/03
  11. 25/03
  12. 27/03
  13. 01/04
  14. 03/04
  15. 08/04
  16. 10/04
  17. 15/04
  18. 17/04
  19. 22/04
  20. 24/04
  21. 29/04
  22. 01/05
  23. 06/05
  24. 08/05
  25. 13/05
  26. 15/05
  27. 20/05
  28. 22/05
  29. 27/05
  30. 29/05
  31. 03/06
  32. 05/06
  33. 10/06
  34. 12/06
  35. 17/06
  36. 19/06
  37. 24/06
  38. 26/06

Avaliações

Trabalho 1 - Análise comparativa de modelos de carros

  1. Cada dupla ou trio deve escolher dois modelos de carros para avaliar (ex: Fiat Palio vs Volkswagen Gol, Renault Clio vs Fiat Uno);
  2. O contexto do trabalho é orientar clientes na escolher entre os modelos de interesse via uma análise exploratória de dados baseada nos dados disponíveis de satisfação dos clientes;
  3. As tabelas sobre a nota dada por donos desses modelos com relação à uma série de características serão extraídos do site carros na web e disponibilizados via arquivo de texto;
  4. Os dados devem ser lidos e uma análise exploratória com emprego de gráficos e tabelas deve ser feita;
  5. A análise deve considerar comparações entre modelos, entre anos de fabricação e as diversas características votadas;
  6. Cada grupo deve entrar no site http://www.carrosnaweb.com.br/opiniao.asp e consultar seus carros, anotar o número total de páginas de resultados e informar para o acadêmico Milton, responsável por reunir e enviar as informações de cada grupo: nomes dos acadêmicos, marcas, modelos, totais de páginas.
  7. Os grupos e pares de carros a serem comparados seguem na tabela abaixo:
    AcadêmicosCarros
    Bruna, Jonivan e Lucas Gol vs Onix
    Luiz, Maurício e Ana Laura Gol vs HB20
    Danilo, Josafa e Francielle HB20 vs Onix
    Milton, Nathalie e Andressa Ka vs Celta
    Damiane e Cintia Punto vs Polo
    Adenmilson Fluence vs Jetta
    S-10 vs Ranger
    Crossfox vs Idea
    Voyage vs Siena
    Uno vs Clio
    Sandero vs Gol
    Saveiro vs Strada
    Duster vs Ecosport
    Focus vs Fluence
    Fluence vs Cruze
    J3 vs Agile
    Punto vs City
    Logan vs Voyage
    Bravo vs Focus
  8. Os arquivos de texto a serem lidos são:
    1. Tabela com as notas no formato longo;
    2. Tabela como as informações de origem e condição do carro;
    3. Tabela com as notas no formato amplo, em comprimento fixo de campo;
    4. Tabela de dicionário para ler a tabela de comprimento fixo de campo;
    5. Algumas escolhas de carros para comparação foram alteradas por não serem consideradas adequadas. Acadêmicos não listados devem escolher uma das opções disponíveis na tabela. Na aula de terça-feira (11/03) deve-se ler/importar os quarto arquivos fornecidos para download, selecionar/filtrar das tabelas os carros escolhidos e obter estatísticas descritivas para cada carro (tarefas por grupo/margem). Serão avaliados quanto a isso.

Discussão

Lucas Palma e Renan Hrentechen Barros, 2014/05/27 17:32

http://www.datafilehost.com/d/1afab743

Segue trabalho atualizado, o anterior não esta completo!!!!!!!!!

Lucas Palma e Renan Hrentechen Barros, 2014/05/27 17:24

http://www.datafilehost.com/d/6136d0b6

Danilo Francelino Fuckner Leonel, 2014/05/25 20:02

http://www.datafilehost.com/d/1b8d3fcb

Ademilson de Souza Maciel, 2014/05/15 21:57

Prof. Walmes

Segue o trabalho Trabalho 3 - CE083

http://www.datafilehost.com/d/010a8c6b

Damiane Ferreira, 2014/05/15 17:33

Trabalho 3 - Damiane Ferreira e Cintia Mestrelli Consulin

http://www.datafilehost.com/d/3bb9eb55

Danilo Francelino Fuckner Leonel, 2014/05/05 20:31

http://www.datafilehost.com/d/8e6dbbdc

Milton Abraão Ferreira, 2014/04/26 21:15

Segue em Anexo o Trabalho de R dos Exercícios propostos da Equipe Milton, Nathalie e Andressa No linka abaixo: http://www.datafilehost.com/d/35e39253

Maurício José de Mello, 2014/04/24 21:12

Trabalho de ce083 link abaixo: http://www.datafilehost.com/d/b25999a2

Damiane Ferreira, 2014/04/24 17:23

Trabalho 2 Damiane Ferreira e Cintia Maestrelli Consulin

http://www.datafilehost.com/d/b90fd7b0

Ademilson de Souza Maciel, 2014/04/24 15:10

Prof. Walmes,

Segue o trabalho

http://www.datafilehost.com/d/2b460d08

Natália Mello, 2014/04/24 14:36

Aqui está o resto da resolução das questões do cap 9 , em word mesmo.

http://www.datafilehost.com/d/e2bbe02e

Natalia Mello, 2014/04/24 14:34

http://www.datafilehost.com/d/1384f405

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