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CE-083: Estatística Computacional I

CE-083: Estatística Computacional I

Detalhes da oferta da disciplina

Histórico das Aulas do Curso

Abaixo o histórico de atividades realizadas em classe e atividades extra classe aplicadas.

  1. 16/04:
    • Introdução à Estatística Computacional I;
    • Download, instalação e fundamentos iniciais do aplicativo R;
    • Mecanismos de busca e consulta à documentação;
    • Vetores, fundamentos, criação, atributos, seleção.
  2. 18/04:
    • Tipos de valores, espaço em disco;
    • Conversão entre tipos de valores;
    • Operações matemáticas com vetores;
    • Sequências regulares.
  3. 23/04:
    • Operações com fatores, criação, atributos;
    • Amostragem aleatória e números aleatórios;
    • Agrupando dados em classes;
  4. 25/04:
    • Formas de entrar com dados para vetores;
    • Salvar memória de uma sessão do aplicativo;
    • Ordenação de valores;
    • Medidas de posição, dispersão e separatrizes;
    • Análise gráfica, histograma, gráfico de caixas, de barras, de dispersão;
    • Resumos por estrato.
  5. 30/04:
    • Matrizes, fundamentos, criação, atributos, seleção, operações matemáticas;
    • Aplicações com o delineamento experimental sudoku.
  6. 02/05:
    • Arranjos, fundamentos, criação, seleção;
    • Tabelas (data.frame), fundamentos, criação, atributos, seleção, ordenação;
  7. 07/05:
    • Operações com tabelas de dados (data.frame);
    • Estatísticas por estratificação;
    • Visualização de dados por estratificação;
  8. 09/05:
    • Leitura de tabela de dados a partir de arquivos de texto;
    • Exportação de tabelas;
  9. 16/05:
    • Leitura de dados da web no formato texto;
    • Conversão de valores, procura e substituição;
    • Criando novas variáveis;
    • Identificação e destaque de pontos e linhas de referência em gráficos;
    • Visualização por estrato;
    • Tabelas com resumos por estrato;
    • Exportação de resultados;
  10. 21/05:
    • Leitura de dados disponíveis na web no formato texto corrido, fwf e csv;
    • Parâmetros gráficos: rotação dos eixos, uso de cores;
  11. 23/05:
    • Leitura de dados no formato html;
    • Leitura de dados de planilhas eletrônicas (xls);
    • Fusão de tabelas de dados (merge);
    • Trabalho 1 (vale 2 sabatinas) em dupla: Pegar um conjunto de dados do ipeadata com uma variável registrada em pelo menos 2 anos à nível municipal e abrangendo o Brasil. Entregar relatório de análise dos dados impresso na aula do dia 28/05. Tomar como referência o exemplo em t1.pdf. Conforme o exemplo, o relatório deve ter no máximo 2 páginas, com texto, figuras e/ou tabelas que descrevam os dados, destacando informações relevantes, etc..

  12. 28/05:
    • Junção de tabelas de dados (merge);
    • Tabelas de frequência;
    • Gráficos de frequência e anotações de texto no gráfico;
    • Gráfico de segmentos, média e amplitude;
    • Reordenação de níveis de um fator;
  13. 04/06:
    • Análise exploratória de dados categóricos (ou qualitativos);
    • Tabelas de frequência simples e cruzada;
    • Gráficos de barras, setores e mosaico;
    • Tratamento de strings;
    • Operações e visualizações de dados no tempo (datas);
    • Visualização de dados espaciais;
    • Paleta de cores.
    • Trabalho 2 (vale 3 sabatinas) em trio: Fazer o download do aquivo actrans2009.zip. O zip contém 12 arquivos de planilha eletrônica (.xls) uma para cada mês do ano de 2009. Cada planilha contém 4 tabelas (Acidente-rodovia, Veículos, Pessoas, Condutores). O conteúdo das planilhas é referente aos acidentes de transito das rodovias federais do Paraná, para o ano de 2009. Os dados são todos vinculados pelo número da ocorrência, presente em todas as tabelas. Na tabela Acidente-rodovia tem-se a descrição das condições do acidente, como hora de ocorrência, localização, causa. Na tabela Veículos tem-se a descrição destes, como ano, placa, marca. Na tabela Pessoas sobre pessoas envolvidas, como os passageiros e testemunhas. Na tabela Condutores tem informações como idade, sexo e estado civil. O objetivo da análise destes dados é descrever a frequência dos acidentes com relação às variáveis disponíveis: hora do acidente, condição meteorológica, causa do acidente, ano, tipo e quantidade de ocupantes do veiculo, idade, sexo, estado civil e categoria de habilitação do condutor. Para isso deve-se importar, para os 12 meses, as tabelas de Acidente-rodovia, Veículos e Condutores para fazer uma análise com todos os meses do ano. Para representar os resultados pode-se usar tabelas (de frequência simples e cruzada, médias ou outras estatísticas) e gráficos (histogramas, gráficos de barras, de setores, de caixas, diagramas de dispersão, de mosaico, de séries no tempo, mapas). Para avaliação deve-se montar um relatório de análise de dados com texto introdutório (justificativa e objetivos) e descrição da análise e seus resultados. Gráficos e tabelas inseridos devem ser comentados, com sua informação usada no texto. Eles devem ter tamanhos apropriados, serem legíveis, com legenda e numeração sequencial no texto. O relatório deve encaminhar para alguma conclusão à respeito dos resultados. Pense que você está informando pessoas dos orgãos ligados ao transporte e/ou saúde e seguradoras que vão usar do seu relatório para tomarem decisões (investimento, por exemplo). Entregar relatório impresso na aula do dia 13/06. Não exceder 4 páginas. Depois dessa data o relatório apenas 1.5 sabatinas. Os interessados em ganhar desempenho devem ler Exporting R output to MS-Word with R2wd.

  14. 06/06:
    • Alterando a forma das tabelas de dados (ampla/longa);
    • Estatísticas por grupos;
    • Ordenando tabelas;
    • Gráficos com barras de erros.
  15. 11/06:
    • Construção de funções, argumentos, corpo e resultados;
    • Gráficos de funções paramétricas;
  16. 13/06:
    • Funções, argumentos com valor padrão, mensagens de aviso e notificação;
    • Geração de números aleatórios;
  17. 18/06:
    • Funções para calcular a densidade, a densidade acumulada, a inversa da densidade acumulada e para gerar números aleatórios de distribuições de probabilidade;
  18. 20/06:
    • Mais sobre geração de números aleatórios com uso de métodos numéricos;
    • Distribuições de probabilidade mais comuns em aplicações de estatística;
    • Trabalho 3 (vale 1 sabatina) dupla ou trio: Fazer o download do documento de exemplo trabalho3.pdf. Este documento é um exemplo de como o trabalho deve ser feito. Deve ser entregue um documento IMPRESSO e não mais o envio de um script por e-mail. Sem restrição ao número de páginas. Duplas devem fazer duas distribuições e trios devem fazer três. Os grupos, as distribuições de probabilidade e o sorteio das distribuições para os grupos estão no script da aula aula18.R. Entregar no dia 27/06.

  19. 25/06:
    • Fundamentos de inferência;
    • População, amostra, parâmetro, estimador e estimativa;
    • Distribuição amostral;
    • Propriedades de um estimador, vício, variância, consistência;
  20. 27/06:
    • Gerar números de v.a. discretas;
    • Distribuição amostral da média;
    • Teorema central do limite;
    • Distribuição amostral da média com variância desconhecida;
  21. 02/07:
    • Princípios de teste de hipótese;
    • Teste para uma média com variância conhecida;
    • Teste para uma média com variância desconhecida;
    • Trabalho 4 (vale 2 sabatinas) dupla ou trio: Acessar o Imóveis Curitiba e levantar dados sobre os imóveis. A cada grupo será designado um tipo de imóvel (apartamento padrão ou casa/sobrado padrão) e um bairro. Os bairros e tipo de imóveis para cada grupo estão disponíveis na aula 21 bem como o procedimento para realizar a amostragem dos imóveis e organizar a tabela de registros. Até a aula do dia 09/07 (terça) todos os grupos devem ter os dados tabulados e disponíveis para uso em sala de aula. A aula aula 24 fornece um exemplo de como fazer o documento em estrutura Sweave. Entregar impresso dia 25/07.

  22. 04/07:
    • Regressão linear simples, fundamentos;
    • Especificação, estimação e interpretação;
    • Análise dos resíduos;
    • Predição;
  23. 09/07:
    • Fundamentos de edição de texto em ambiente Latex;
    • Trabalho 5 (vale 2 sabatinas) dupla ou trio: Documentar teste de hipótese. O arquivo de exemplo da aula 23 deve ser usado. O sorteio dos testes aos grupos está na aula aula 23. Entregar impresso dia 25/07.

  1. 11/07:
    • Fundamentos de edição de texto em Sweave (Latex+R);
  2. 08/08: Exame final.

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