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CE-003 Turma O - Segundo semestre de 2011
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
São indicados os Capítulos e Sessões correspondentes nas referências bibliográficas do curso,
bem como exercícios sugeridos destes livros.
Abaixo da tabela há ainda Atividades Complementares.
Referências
- B & M: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. Estatística Básica. 5a Edição, Editora Saraiva
- M & L: MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. IME/SP. Editora EDUSP.
- B,R & B: BARBETTA, P.A, REIS, M.M. & BORNIA, A.C. (2004) Estatística para cursos de engenharia e informática. Editora da Atlas.
- WEB Online Statistics: An Interactive Multimedia Course of Study: Material online sobre estatística
Conteúdos das Aulas
B & M | M & L | B, R & B | Online | |||||
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Data | Conteúdo | Leitura | Exercícios | Leitura | Exercícios | Leitura | Exercícios | Tópico |
12/09 | Informações sobre o curso. Introdução a organização e análise descritiva de dados. Tipos de variáveis (qualitativas nominais e ordinais, quantitativas discretas e contínuas). Demonstração computacional e intrudução ao uso do R. | Cap 1 e 2 | – | Cap 1 | — | Cap 1 | — | Ilustração de uma análise de dados |
14/09 | Introdução a organização e análise descritiva de dados (continuação). Variáveis qualitativas: tabelas de frequencias, gráficos; variáveis quantitativas: tabelas, gráficos e medidas estatísticas. Box-plot e ramo e folhas. Dados em classes. Média, quartis, mediana. Interpretação de desultados. Demonstração computacional e introdução ao uso do R. | Cap 1 e 2 | – | Cap 1 | — | Cap 1 | — | Ilustração de uma análise de dados |
19/09 | Descrição de variáveis através de medidas estatísticas. Medidas de posição, dispersão e associação. | Cap 3 | – | Cap 1 | — | Cap 1 | — |
Atividades Complementares
12/09
- Atividade:
- reproduzir e inspecionar os comandos do arquivo. Interpretar e discutir os resultados
- fazer/complementar a análise dos dados com o R ou qq outro programa de sua preferência. Voce pode usar aIlustração de uma análise de dados como modelo. Interpretar e discutir os resultados.
## importando arquivo ce003 <- read.csv2("ce003-201101.csv", row.names=1) ## exibindo os registros do 6 primeiros indivíduos head(ce003) ## aumentando o número de colunas visualização no terminal (se necessário) options(width=120) ## ## Tabelas e Gráficos para um atributo qualitativo nominal ## ## tabela de frequencias with(ce003, table(ResultadoFinal)) ## os nívies estão em ordem alfabética, mas podem ser reorganizados ce003$ResultadoFinal <- relevel(ce003$ResultadoFinal, ref=2) with(ce003, table(ResultadoFinal)) ## a tabela pode ser armazanada em um objeto tb <- with(ce003, table(ResultadoFinal)) ## e o objeto pode ser visualizado a qualquer momento tb ## frequencias relativas with(ce003, prop.table(tb)) ## recalculando excluindo os reprovados por falta with(ce003[ce003$ResultadoFinal != "R-FALTA",], prop.table(table(ResultadoFinal))) ## outra forma de fazer seleção with(subset(ce003, ResultadoFinal != "R-FALTA"), prop.table(table(ResultadoFinal))) ## excluindo os níveis não incluídos na seleção tb1 <- with(droplevels(subset(ce003, ResultadoFinal != "R-FALTA")), prop.table(table(ResultadoFinal))) ## gráficos pie(tb) pie(tb1) ## ## Tabelas e Gráficos para o cruzamento de 2 atributos qualitativos ## ## Tabelas cruzadas (note que o parentesis ao redor do comando imprime o resultado) (tbT.R <- with(ce003, table(Turma, ResultadoFinal))) ## porcentagens gerais, por linha e por coluna ## veja qual faz mais sentido para discussão que se quer fazer! (tbT.R1 <- prop.table(tbT.R)) (tbT.R2 <- prop.table(tbT.R, mar=1)) (tbT.R3 <- prop.table(tbT.R, mar=2)) ## algums opções de gráficos barplot(tbT.R) barplot(t(tbT.R)) barplot(t(tbT.R), beside=T, legend=T) barplot(tbT.R2) barplot(t(tbT.R2)) ## acessando a documentação das funções com help() ou ? help(barplot) ?prop.table