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CE-003 Turma O - Segundo semestre de 2011
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
São indicados os Capítulos e Sessões correspondentes nas referências bibliográficas do curso,
bem como exercícios sugeridos destes livros.
Abaixo da tabela há ainda Atividades Complementares.
Referências
- B & M: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. Estatística Básica. 5a Edição, Editora Saraiva
- M & L: MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. IME/SP. Editora EDUSP.
- B,R & B: BARBETTA, P.A, REIS, M.M. & BORNIA, A.C. (2004) Estatística para cursos de engenharia e informática. Editora da Atlas.
- WEB Online Statistics: An Interactive Multimedia Course of Study: Material online sobre estatística
Conteúdos das Aulas
| B & M | M & L | B, R & B | Online | |||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Data | Conteúdo | Leitura | Exercícios | Leitura | Exercícios | Leitura | Exercícios | Tópico |
| 12/09 | Informações sobre o curso. Introdução a organização e análise descritiva de dados. Tipos de variáveis (qualitativas nominais e ordinais, quantitativas discretas e contínuas). Demonstração computacional e intrudução ao uso do R. | Cap 1 e 2 | – | Cap 1 | — | Cap 1 | — | Ilustração de uma análise de dados |
Atividades Complementares
12/09
- Atividade:
- reproduzir e inspecionar os comandos do arquivo. Interpretar e discutir os resultados
- fazer/complementar a análise dos dados (com o R ou qq outro programa de sua preferência)
## importando arquivo
ce003 <- read.csv2("ce003-201101.csv", row.names=1)
## exibindo os registros do 6 primeiros indivíduos
head(ce003)
## aumentando o número de colunas visualização no terminal (se necessário)
options(width=120)
##
## Tabelas e Gráficos para um atributo qualitativo nominal
##
## tabela de frequencias
with(ce003, table(ResultadoFinal))
## os nívies estão em ordem alfabética, mas podem ser reorganizados
ce003$ResultadoFinal <- relevel(ce003$ResultadoFinal, ref=2)
with(ce003, table(ResultadoFinal))
## a tabela pode ser armazanada em um objeto
tb <- with(ce003, table(ResultadoFinal))
## e o objeto pode ser visualizado a qualquer momento
tb
## frequencias relativas
with(ce003, prop.table(tb))
## recalculando excluindo os reprovados por falta
with(ce003[ce003$ResultadoFinal != "R-FALTA",], prop.table(table(ResultadoFinal)))
## outra forma de fazer seleção
with(subset(ce003, ResultadoFinal != "R-FALTA"), prop.table(table(ResultadoFinal)))
## excluindo os níveis não incluídos na seleção
tb1 <- with(droplevels(subset(ce003, ResultadoFinal != "R-FALTA")), prop.table(table(ResultadoFinal)))
## gráficos
pie(tb)
pie(tb1)
##
## Tabelas e Gráficos para o cruzamento de 2 atributos qualitativos
##
## Tabelas cruzadas (note que o parentesis ao redor do comando imprime o resultado)
(tbT.R <- with(ce003, table(Turma, ResultadoFinal)))
## porcentagens gerais, por linha e por coluna
## veja qual faz mais sentido para discussão que se quer fazer!
(tbT.R1 <- prop.table(tbT.R))
(tbT.R2 <- prop.table(tbT.R, mar=1))
(tbT.R3 <- prop.table(tbT.R, mar=2))
## algums opções de gráficos
barplot(tbT.R)
barplot(t(tbT.R))
barplot(t(tbT.R), beside=T, legend=T)
barplot(tbT.R2)
barplot(t(tbT.R2))
## acessando a documentação das funções com help() ou ?
help(barplot)
?prop.table