Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?

Essa é uma revisão anterior do documento!


CE-003 Turma K/O - Segundo semestre de 2013

CE-003 Turma K/O - Segundo semestre de 2013

No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
São indicados os Capítulos e Sessões correspondentes nas referências bibliográficas, bem como os exercícios sugeridos.

Veja ainda depois da tabela as Atividades Complementares.

Referências

Observação sobre exercícios recomendados os exercícios indicados são compatíveis com o nível e conteúdo do curso.
Se não puder fazer todos, escolha alguns entre os indicados.

Conteúdos das Aulas

B & M Online
Data Conteúdo Leitura Exercícios Tópico
26/08 Seg Informações sobre o curso. Percepções sobre estatística e os fundamentos das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística Cap 1 ver abaixo
PARTE I: PROBABILIDADES
28/08 QuaIntrodução a probabilidades. Definições e conceitos básicos. Experimentos aleatórios, eventos, espaços de probabilidades, definições de probabilidades. Propriedades. Cap 5, 5.1, 5.2 e 5.3 Cap 5: 1 a 22 Ver abaixo
02/09 Seg1a avaliação semanal. Probabilidades (cont). Discussão da avaliação e revisão de conceitos. Tipos de espaço amostral e avaliação de probabilidades - a necessidade de modelos de probabilidade Cap 5, 5.1, 5.2 e 5.3 Cap 5: 1 a 22 Material Online:
Probability (Itens A, B, C, D, E)
Ver outras indicações abaixo
04/09 QuaProbabilidades (cont.) Exemplos de espaços amostrais. Probabilidade condicional, probabilidade total e teorema de Bayes Cap 5, 5.4 e 5.5 Cap 5: 23 a 25, 26 a 41, 44, 48, 57 e 64 Ver abaixo
Ver exercícios no Cap 2
09/09 Seg2a avaliação semanal. Discussão da avaliação. Discussão do vídeo. Avaliação de probabilidades por simulação. Cap 5 Cap 5:ver indicados acima e nos materiais/referências suplementares Ver abaixo
11/09 QuaVariáveis aleatórias discretas e contínuas. Introdução e definições. Funções de probabilidade, densidade de probabilidade, acumulada. Esperança e variância. Exemplos Cap 6: Sec 6.1 a 6.5, Cap 7: Sec 7.1 a 7.3 Cap 6: 1 a 19, 29, 30, Cap 7: 1 a 12
16/09 Seg3a avaliação semanal. Discussão da avaliação. Exemplos e conceitos adicionais em variáveis discretas e contínuas. Obtenção de quantis.
18/09 QuaDistribuições "especiais" de v.a.'s discretas e contínuas. Binomial, Poisson, Gemétrica, uniforme e exponencial. Formas das distribuições normal e gama e interpretação do comportamento das variáveis. Cap 6: Sec 6.6 e Cap 7, Sec 7.4 Cap 6: 20, 21, 25, 26, 27, 28; Cap 7: 13, 21
23/09 Seg4a avaliação semanal. Exemplos e visualizações do comportamento de variáveis discretas e contínuas. Discussão sobre algumas aplicações.
25/09 SegDistribuição normal Cap 7, Sec 7.4.2 e 7.5 Cap 7: 14 a 20 Materiaçl online
Ver abaixo
30/09 Seg5a avaliação semanal. distribuição normal.
02/10 SegAproximação pela distribuição normal, distribuições Hipergeométrica e de Poisson. Processo de Poisson. Cap 6: 6.6.4, 6.6.5 e 6.7, Cap 7 Cap 6:20, 22, 23, 34 a 38
07/10 Seg6a avaliação semanal. Transformação de variáveis Cap 7, Sec 7.6 Cap 7: 25, 26, 27, 39, 43, 44

Atividades complementares

26/08

  1. Dois jogadores A e B vão jogar várias rodadas do seguinte jogo:

Cada vai lançar um dado e o resultado será a soma das faces. Antes do lançamento cada um escolhe um dos resultados possíveis. Se voce fosse definir uma estratégia para aconselhar um dos jogadores, qual seria? Justifique!

28/08

  1. Material perdisco: Vídeo 1: Um vídeo introdutório sobre conceitos e temos básicos em estatística (legenda (CC) disponível)
    • Guia:
      • Quais os tópicos principais da apresentação? Descreva cada um deles com suas próprias palavras.
      • Em cada tópico quais os principais conceitos? Identifique os termos técnicos e defina cada um deles.
      • Pense em outros exemplos análogos aos apresentados no vídeo.

02/09

  1. Peter Donelly no TED Talks - como estatística e probabilidade podem ser usadas e … abusadas
    • note que voce pode habilitar legendas em inglês, português ou outras línguas, se desejar
    • procure anotar as principais mensagens e conceitos da apresentação
    • se voce tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais da apresentação, quais seriam?
    • formule adequadamente e tente resolver os problemas propostos durante a palestra

Considere os problemas a seguir e resolva cada uma deles de duas formas:

  • Solução formal (analítica)
  • Solução (aproximada) por alguma rotina computacional
  1. Um comitê de 12 pessoas é escolhido por sorteio de um grupo de 100 pessoas. Calcule a probabilidade dos indivíduos A e B pertencerem os grupo escolhido.
  2. Um baralho de 52 cartas contém 4 cartas do tipo ás. Se as cartas são embaralhadas e 13 cartas são divididas entre 4 indivíduos, qual a probabilidade de que algum deles fique com todas as cartas ás.
  3. Se n pessoas terão seus assentos atribuídos ao acaso em uma linha com 2n assentos, qual a probabilidade que não haja pessoas em assentos adjacentes?

09/09

  1. Propor um algorítmo computacional para estudar por simulação) o problema das sequencias de caras e coroas apresentado no vídeo Peter Donelly
  2. Resolver o problema das portas (Monty Hall):
    1. resposta analítica
    2. resposta por simulação computacional (escrever algoritmo)

Considere postar/compartilhar seus algorítmos na Página do Espaço Aberto do Curso

25/09

Comandos no programa R para cálculos relacionados a distribuição normal

Seja uma v.a. Graph

 

Leituras e Exercícios extras- Probabilidades


QR Code
QR Code disciplinas:ce003ko-2013-02:historico (generated for current page)