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CE-003 Turma G - Segundo semestre de 2009
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
É indicado material para leitura correspondente ao conteúdo da aula nas referências bibliográficas básicas do curso:
- M & L: MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. IME/SP. Editora EDUSP.
- B & M: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. Estatística Básica. 5a Edição, Editora Saraiva
Leitura Recomendada | Exercícios Recomendados | ||||||
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Data | Local | Conteúdo | M & L | B & M | M & L | B & M | |
25/08 | PG-01 | Informações sobre o curso, recursos e procedimentos. Introdução à disciplina – Estatística: como? o que?, para que?. Probabilidades: intuição e percepção da idédia de probabilidades (ver atividades complementares) | — | — | — | — | |
27/08 | PG-01 | — | — | — | — | ||
01/09 | PG-01 | — | — | — | — | ||
03/09 | PG-01 | — | — | — | — |
Atividades complementares
Aula 25/08
- Leitura recomendada: Artigo sobre a noção de acaso na revista VEJA
- O problema dos aniversários
Considere o problema de calcular a probabilidade de haver coincidência de aniversários em um grupo de pessoas.- qual a probabilidade em um grupo de 30 pessoas?
- quantas pessoas precisamos para que a probabilidade supere 0,5?
- quantas pessoas precisamos para que a probabilidade supere 0,8?
- quantas pessoas precisamos para que a probabilidade supere 0,99?
- quantas pessoas precisamos para ter certeza de que haverá concidências?
- quantas pessoas precisamos para ter quase certeza de que haverá concidências?
- faça um gráfico relacionando a probabilidade com o número de pessoas.
OBS: considere duas formas de obter as respostas: (i) por dedução analítica, (ii) por um experimento/simulação/algorítmo computacional
- Four versus quina na sena
Qual o evento mais provável, obter um four (quatro cartas iguais em uma mão de 5 cartas, em um baralho de 52 cartas) ou fzar uma quinta na sena, ou seja, acertar 5 dos 6 números sorteados? - O problema dos ases
Considere uma mão de 5 cartas extraídas ao acaso de uma baralho com 52 cartas. Compare probabilidades/chances de obter ao menos dois ases nas situações a seguir. Voce acha que as chances são iguais ou diferentes? Se diferentes, em qual situação há maiores chances?- sabendo que uma das cartas é um ás de copas
- sabendo que uma das cartas é um ás qualquer
- O problema dos envelopes - I
Considere que cartas nominais aos destinatários são colocadas aleatoriamente em envelopes também com o destinatário.- de quantas formas diferentes 5 cartas podem ser colocadas em 5 envelopes?
- qual a probabilidade de se enviar corretamente todas as cartas?
- idem anteriores para 10 cartas e envelopes.
- considere que desejamos verificar todas as possíveis alocações de cartas nos envelopes e que para cada verificação gastamos 1 segundo. Quanto tempo seria necessário para inspecionar tos as possibilidadesse tivermos 5, 10, 15 ou 20 cartas
- O problema dos envelopes - II
Reavalie o problema anterior sob a condição que desejamos que ao menos 3/5 das cartas sejam corretamente enviadas.