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CE-003 Turma G - Segundo semestre de 2009
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
É indicado material para leitura correspondente ao conteúdo da aula nas referências bibliográficas básicas do curso:
- M & L: MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. IME/SP. Editora EDUSP.
- B & M: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. Estatística Básica. 5a Edição, Editora Saraiva
Leitura Recomendada | Exercícios Recomendados | ||||||
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Data | Local | Conteúdo | M & L | B & M | M & L | B & M | |
25/08 | PG-01 | Informações sobre o curso, recursos e procedimentos. Introdução à disciplina – Estatística: como? o que?, para que?. Probabilidades: intuição e percepção da idédia de probabilidades (ver atividades complementares) | — | — | — | — | |
27/08 | PG-01 | — | — | — | — | ||
01/09 | PG-01 | — | — | — | — | ||
03/09 | PG-01 | — | — | — | — |
Atividades complementares
Aula 25/08
- O problema dos aniversários \\Considere o problema de calcular a probabilidade de haver coincidência de aniversários em um grupo de pessoas.
- qual a probabilidade em um grupo de 30 pessoas?
- quantas pessoas precisamos para que a probabilidade supere 0,5?
- quantas pessoas precisamos para que a probabilidade supere 0,8?
- quantas pessoas precisamos para que a probabilidade supere 0,99?
- quantas pessoas precisamos para ter certeza de que haverá concidências?
- quantas pessoas precisamos para ter quase certeza de que haverá concidências?
- faça um gráfico relacionando a probabilidade com o número de pessoas.
- Four versus quina na sena
OBS: considere duas formas de obter as respostas: (i) por dedução analítica, (ii) por um experimento/simulação/algorítmo computacional
- O problema dos ases \\Considere uma mão de 5 cartas extraídas ao acaso de uma baralho com 52 cartas. Compare probabilidades/chances de obter ao menos dois ases nas situações a seguir. Voce acha que as chances são iguais ou diferentes? Se diferentes, em qual situação há maiores chances?
- sabendo que uma das cartas é um ás de copas
- sabendo que uma das cartas é um ás qualquer
- O problema dos envelopes - I
- O problema dos envelopes - II