Subsections

16 Criando e disponibilizando páginas (``home-pages'') de disciplinas

Nestsa sessão voce vai encontrar dois conjuntos de instruções para criação de páginas de disciplinas.

  1. Instruções facilitadas utilizando um modelo padrão de página (para usuários de LINUX)
  2. Instruções gerais, caso voce não queira utilizar o modelo fornecido

16.1 Instruções facilitadas utilizando um modelo padrão de página

Para criar a página de disciplinas utlizando este modelo basta seguir os passos abaixo. Estas instruções são válidas apenas para usuários de LINUX. Usuários de WINDOWS devem seguir as instruções da próxima sub-sessão.

  1. Faça o download do arquivo modelo.tar.gz para o seu diretório raiz
  2. Descomprima o arquivo digitando o comando
    tar xzf modelo.tar.gz

  3. O comando acima vai criar um diretório chamado modelo na sua área. Renomeie este diretório com o nove nome sendo o código da disciplina com CE escrito em maiúsculas. Use o comando abaixo substituindo XXX pelo número da disciplina

    mv modelo CEXXX

    Por exemplo se a disciplina for CE-210 digite:

    mv modelo CE210

  4. Entre no diretório criado com o comando

    cd CEXXX

  5. Abra o arquivo paginainicial.html e modifique adequadamente, modificando os campos indicados. Este arquivo contém informacoes básicas sobre a oferta da disciplina e seu andamento

  6. Renomeie o arquivo cexxx.tex substituindo xxx pelo número da disciplina. Por exemplo, para ce210 digite:

    mv cexxx.tex ce210.tex

  7. Use o arquivo cexxx.tex para editar as notas de aulas (teóriocas e/ou práticas) Algumas recomendacões (opcionais)
    - crie arquivos .tex para cada aula no diretório tex/
    - coloque figuras no diretório figuras/

  8. Edite o início do arquivo 'atualiza' substituindo xxx pelo código da disciplina, conforme indicado

  9. Rode o comando de atualizacão que vai criar os arquivos necessários e transferir para a GAUSS:

    ./atualiza

    O programa vai pedir que voce forneça a sua senha na GAUSS.

16.2 Instruções gerais, caso voce não queira utilizar o modelo fornecido

  1. Instalação de programas. Para as instruções que se seguem voce vai precisar dos seguintes programas:

  2. Primeiro edite a(s) página(s) da disciplina em seu computador usando um editor qualquer de sua preferência.
    Sugere-se que o nome do arquivo principal com a página da disciplina seja ce???.html, onde ??? deve ser substituído pelo código da disciplina.
    Note que diversos editores (como o MS-Word por exemplo) possuem a opção de gravar o document no format html.
    NOTA: Certifique-se que o arquivo tenha a extensão .html e não .htm (que é o ``default''do MS-Word).

  3. Para disponibilizar a(s) página(s) da disciplina na web é preciso transferir os arquivos para a sua área na máquina GAUSS, que é a nossa servidora páginas na internet. Para isto voce precisa fazer o seguinte:

  4. a home-page da disciplina já pode agora ser agora acessada na web usando o endereço:
    http://www.est.ufpr.br/~SEU_LOGIN/CE???

    (substituir SEU_LOGIN acima pelo seu login na GAUSS).

    Por exemplo, a página da disciplina CE057 fica no endereço:
    http://www.est.ufpr.br/~paulojus/CE057

Notas:

Paulo Justiniano