Subsections
- aluno aprovado:
deixar o campo ``OBSERVAÇÕES'' em branco
- aluno reprovado por nota:
escrever no campo ``OBSERVAÇÕES'' -- R
- aluno reprovado por nota e falta:
escrever no campo ``OBSERVAÇÕES'' -- R-FALTA
- se média final e frequência forem ambos zero:
- escrever ZERO por extenso na média final e também na frequência
- escrever no campo ``OBSERVAÇÕES'' -- R-FALTA
- as notas devem ser escritas em valores inteiros.
Exemplos:
- para a nota 5,0 escreva -- 50
- para a nota 0,4 escreva -- 04
- para a nota 0,0 escreva -- ZERO.
- limite mínimo de frequência equivale a 75% da carga horária total exemplo: para disciplina com carga horária = 60 horas o limite mínimo = 45
Os professores que tem conta no LEG
podem agora divulgar as notas de suas turmas na web, em suas áreas de usuário.
Por exemplo pode-se permitir acesso diretamente por um endereço
do tipo:
http://www.leg.ufpr.br/ fulano/notas/CEXXX-X.htm
onde fulano deve ser substituído por seu login nas servidoras do LEG e
XXX-X acima deve ser substituído pelo código e turma da disciplina.
Por exemplo, para Turma A da disciplina de Bioestatística do professor com login
fulano a página estaria em
http://www.leg.ufpr.br/ fulano/notas/CE001-A.htm.
Para isto o usuário com login fulano deve abrir em usa conta nas servidoras do LEG
(i) um diretório public_html, (ii) um subdiretório public_html/notas
e colocar o arquivo com as notas neste subdiretório.
- Se voce quiser
imprimir ou copiar arquivo com a listagem dos alunos
basta ir até a página com as notas
selecionando a disciplina desejada e imprimir ou gravar a listagem.
- Alguns professores podem preferir divulgar as notas apenas com os
números de matrícula, omitindo os nomes dos alunos, o que pode ser feito na hora de
gerar a tabela de notas.
- Pode-se ainda limitar o acesso do documento com uma senha. Neste
caso os alunos devem digitar uma senha a ser fornecida pelo
professor para ter acesso a página.
Caso acesso com senha seja desejado entre em contato com o Prof. Paulo
Justiniano (paulojus AT ufpr PONTO br).
A página com notas de uma disciplina pode ser criada usando o R.
No exemplo abaixo damos uma sugestão passo a passo de como criar esta página.
- Obter um arquivo com o nome e/o número de matrícula dos alunos.
Este arquivo pode ser obtido no sistema de controle acadêmico diretamente
pelos professores ou solicitando a um dos funcionários do Departamento.
Veja seção de acesso ao sistema SIE (6).
- Gravar o arquivo em formato texto. Sugerimos o formato com
número de matrícula de nomes separados pelo caracter ";" (ponto e vírgula) como
neste o arquivo alunos.txt neste exemplo
- Abrir o R
- Ler o arquivo com nomes e números de matrícula com um comando do tipo:
> notas <- read.table("alunos.txt", row.names=1, sep=";")
- Inserir as notas em colunas adicionais. Para isto voce pode usar:
> fix(notas)
- Carregar o pacote R2HTML
> require(R2HTML)
- Gravar o arquivo de notas com um comando do tipo a seguir.
Note que voce deve substituir
CE223-A.htm
pelo nome apropriado para sua disciplina turma.
> HTML(notas, file="CE223-A.htm", Bor=2, inner=1,append=F)
- transferir o arquivo para uma área visível pela web dentro de sua
área no seu diretório public_html.
Paulo Justiniano