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Tabela de conteúdos

CE-003 Turma E - Primeiro semestre de 2011

CE-003 Turma E - Primeiro semestre de 2011

No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
É indicado material para leitura correspondente ao conteúdo da aula nas referências bibliográficas básicas do curso:

B & M M & L A & O Online
Data Local Conteúdo Leitura Exercícios Leitura Exercícios Leitura Exercícios Tópico
28/02 PF-15 Informações sobre o curso. Introdução e organização à disciplina. Chances e probabilidades. Alguns problemas e paradoxos (o problema do aniversário, o teste de diagnóstico, o problema das sequencias). Demonstração computacional. Cap 1 Cap 1 Cap 1
02/03 PF-15 Probabilidades: definições de probabilidades (clássica, frequentista, subjetiva) conceitos: espaço de probabilidades, espaço amostral, eventos. Espaços discretos e contínuos. sigma-álgebra. Definição axiomática de probabilidades. Propriedades. Probabilidade de união, intersecção e condicional. Exemplos. Cap 5, Sec 5.1 e 5.2 Cap 5: 1 a 14 Cap 2, Sec 2.1 Cap 2: Sec 2.1: 1 a 5, Sec 2.3: 1 a 7 Cap 3: Sec 3.1 a 3.5Cap 3, Sec 3.9: 1 a 9 http://onlinestatbook.com/chapter5/probability.html (Itens A, B, C, D, E)
14/03 PF-15 Probabilidades (cont): probabilidades marginais, conjuntas e condicionais. Probabilidade total e Teorema de Bayes. Probabilidade condicional e independência Cap 5 Cap 15: 15 a 25 Cap 2 Cap 2: Sec 2.2: 4 a 7, Sec 2.3: 8 a 15Cap 3 Cap 3: Exercícios resolvidos e sec 3.9: 10 a 19 http://onlinestatbook.com/chapter5/probability.html (Itens H, I, J, K)

Materiais complementares

28/02/2011

  1. Assista o vídeo a seguir, reflita, discuta com os colegas e/ou em sala.
    • Peter Donelly no TED Talks - como estatística e probabilidade podem ser usadas e … abusadas
    • note que voce pode habilitar legendas em inglês, português ou outras línguas, se desejar
    • procure anotar as principais mensagens da apresentação
    • se voce tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais da apresentação, quais seriam?
  2. Problemas para discussão:
    1. Desejamos saber a probabilidade de um casal ter duas filhas (meninas) em três situações distintas:
      • apenas sabendo que eles tem duas crianças
      • depois que o pai comenta que tem uma filha (sem dar mais detalhes, sem indicar se é a mais velha ou mais nova etc)
      • você encontra os amigos e eles estão com uma das crianças com eles que é uma menina
    2. Quantas pessoas devem haver em um grupo para que a chance de haver ao menos uma coincidência de aniversários supere 50% ?
    3. Dois jogadores (A e B) vão jogar um jogo que consiste no lançamento de dois dados. Ambos começam com R$ 10,00. Se a soma dos dados for um número ímpar, A para R$ 1,00 para B. Se a soma for par, B para R$ 1,00 para A.
      • quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 2 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores?
      • quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 3 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores?
      • o jogo é honesto?

14/03/2011

  • Além dos exercícios indicados nos livros veja neste link exercícios (com resolução) que voce pode tentar
  • Assista novamente o vídeo de Peter Donnelly e concentre-se no exemplo do teste de diagnóstico. Estruture o problema e a solução utilizando uma notação adequada de probabilidades.

16/03/2011


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