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pessoais:walmes:cursorufgd [2011/04/28 01:12]
walmes
pessoais:walmes:cursorufgd [2012/04/03 22:14] (atual)
walmes [section 16]
Linha 94: Linha 94:
 |  SEG 25 | Instalação do R e RStudio. Introdução ao R e RStudio, menus e janelas. Mecanismo de busca e ajuda. Criação, acesso e modificação de objetos do tipo vetor, matriz, data.frame, e lista. Atributos dos objetos. Operações matemáticas e estatísticas. Obtenção de estatísticas para grupos de dados. Criação e uso de funções. Visto até o chunk number 8. |  |  SEG 25 | Instalação do R e RStudio. Introdução ao R e RStudio, menus e janelas. Mecanismo de busca e ajuda. Criação, acesso e modificação de objetos do tipo vetor, matriz, data.frame, e lista. Atributos dos objetos. Operações matemáticas e estatísticas. Obtenção de estatísticas para grupos de dados. Criação e uso de funções. Visto até o chunk number 8. | 
 |  TER 26 | Importação de dados, seleção de dados, gráficos de dispersão, boxplot, histograma, densidade, curvas, barras, quantil-quantil,​ matriz de dispersão, testes de hipótese para um média normal, diferença de médias normais, uma proporção,​ igualdade de duas variâncias normais, teste de normalidade,​ teste de aderência. Visto do chunk number 9 à 14. | |  TER 26 | Importação de dados, seleção de dados, gráficos de dispersão, boxplot, histograma, densidade, curvas, barras, quantil-quantil,​ matriz de dispersão, testes de hipótese para um média normal, diferença de médias normais, uma proporção,​ igualdade de duas variâncias normais, teste de normalidade,​ teste de aderência. Visto do chunk number 9 à 14. |
-|  QUA 27 | Instalação de pacotes oficiais e não oficiais. Análise de dados de experimento em delineamento inteiramente causalizado (balanceado e desbalanceado),​ em blocos causalizados (balanceado e desbalanceado),​ em fatorial duplo qualitativo (balanceado). Gráficos de disgnóstico dos resíduos e checagem das pressuposições dos modelos. Teste para normalidade dos resíduos e homogeneidade de variâncias. Transformação de dados. Testes de médias e de agrupamento de médias. |  +|  QUA 27 | Instalação de pacotes oficiais e não oficiais. Análise de dados de experimento em delineamento inteiramente causalizado (balanceado e desbalanceado),​ em blocos causalizados (balanceado e desbalanceado),​ em fatorial duplo qualitativo (balanceado). Gráficos de disgnóstico dos resíduos e checagem das pressuposições dos modelos. Teste para normalidade dos resíduos e homogeneidade de variâncias. Transformação de dados. Testes de médias e de agrupamento de médias. Visto do chunk number 34 à 49. |  
-|  QUI 28 | |  +|  QUI 28 | Análise de dados em fatorial duplo qualitativo em blocos, qualitativo-quantitativo (regressão polinomial dentro da análise de variância) e quantitativo (técnicas de superfície de resposta), análise de covariância,​ contrastes com as médias ajustadas, análise de experimento em parcelas subdivididas e subsubdivididas. Visto do chunk number 50 à 68. |  
-|  SEX 29 | |+|  SEX 29 | Aspectos introdutórios da análise de regressão linear, estimação,​ testes de hipótese, qualidade de ajuste, gráfico de diagnóstico de resíduos, procedimentos para seleção de modelos, medidas de influência,​ predição de valores. Aspectos introdutórios de modelos de regressão não linear, obtenção de chutes iniciais ótimos, estimação,​ testes de hipótese, comparação de modelos aninhados, predição de valores. Aspectos introdutórios de modelos lineares generalizados,​ conceito, aplicações com respostas do tipo contagem e do tipo proporção. Visto do chunk number 15 à 33, 69 à 73. |
  
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Linha 270: Linha 270:
  
 </​bibtex>​ </​bibtex>​
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 +==== Questionário de avaliação do Curso ====
 +
 +Clique para responder o **[[https://​spreadsheets.google.com/​embeddedform?​formkey=dFFPajZIODFFMkE1b0lRNmFvS05iTUE6MA|questionário sobre avaliação do Curso]]**. Não é necessário identificação. O questionário serve para aperfeiçoamento do Curso, portanto, resposta às questões com total sinceridade. Certo de sua colaboração,​ agradeço.
  
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Linha 279: Linha 285:
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 +==== Seminário sobre modelos de regressão ====
 +
 +[[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​docs/​modelos-regressao-walmes.pdf|{{ :​pessoais:​walmes:​mod-reg.png?​200|}}]] Slides do seminário {{http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​docs/​modelos-regressao-walmes.pdf|Modelos de regressão: teoria e aplicação nas ciências agrárias}} oferecido aos acadêmicos do grupo PET-Agronomia e PET-Zootecnia (12:​00-13:​00h,​ 29/04/2011, FCA/UFGD). O seminário abordou aspectos históricos,​ cotidianos, apresentou as classes de modelos, técnicas de estimação,​ interpretação dos modelos, escolha do modelo, e apresentou 4 aplicações de modelos de regressão em ciências agrárias.
 +
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 ==== Pacotes necessários a serem instalados ==== ==== Pacotes necessários a serem instalados ====
  
Linha 362: Linha 373:
 quadro <- cbind(FV=rownames(anova(m1)),​ GL=anova(m1)[,"​Df"​],​ QMR) quadro <- cbind(FV=rownames(anova(m1)),​ GL=anova(m1)[,"​Df"​],​ QMR)
 write.table(quadro,​ file="​resumoanova.xls",​ quote=FALSE,​ row.names=FALSE,​ sep="​\t"​) write.table(quadro,​ file="​resumoanova.xls",​ quote=FALSE,​ row.names=FALSE,​ sep="​\t"​)
-</​code>​ 
  
 +require(agricolae)
 +
 +# aplica o teste de Tukey (aqui só para efeito principal de potássio)
 +# em caso de interação o procedimento é outro
 +tukey <- lapply(ajustes,​
 +                function(a){
 +                  qmr <- anova(a)[,"​Mean Sq"]
 +                  dfr <- anova(a)[,"​Df"​]
 +                  da <- a$model
 +                  t0 <- with(da, HSD.test(r, potassio, dfr, qmr))
 +                  return(t0)
 +                })
 +</​code>​
 ==== Lista de afazeres ==== ==== Lista de afazeres ====
  
Linha 389: Linha 412:
   * procurar o livro {{http://​www.routledge.com/​books/​details/​9781439816974/​|Optimal Experimental Design with R}}.   * procurar o livro {{http://​www.routledge.com/​books/​details/​9781439816974/​|Optimal Experimental Design with R}}.
   * revisar a análise dos dados ''​volume.txt'',​ aplicar uma transformação para corrigir a heterogeneidade de variâncias.   * revisar a análise dos dados ''​volume.txt'',​ aplicar uma transformação para corrigir a heterogeneidade de variâncias.
 +  * fazer uma enquete para avaliar a qualidade do curso.
 </​note>​ </​note>​
 +
 +  * {{http://​designcomputing.net/​gendex/​alpha/​|ALPHA:​ Program for Constructing α-designs}};​
 +  * {{http://​cropscience.ch/?​p=368|Field designs for replicated trials}};
 +  * {{http://​www.stat.ncsu.edu/​people/​dickey/​courses/​st711/​notes/​Notes_pdf/​Alpha%20Lattice%20designs.pdf|Alpha Lattice Designs}};
  
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Linha 395: Linha 423:
 ==== Espaço do participante (feedback) ==== ==== Espaço do participante (feedback) ====
  
-Dê sua opinião e me ajude a melhorar o curso. Critique, comente, sugira, tire dúvidas, discuta, expresse-se. Sua opinião é muito importante.+Dê sua opinião e me ajude a melhorar o curso. Critique, comente, sugira, tire dúvidas, peça a inclusão de novos procedimentos, discuta, expresse-se. Sua opinião é muito importante.
  
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