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CE-003 Turma K/O - Segundo semestre de 2013
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
São indicados os Capítulos e Sessões correspondentes nas referências bibliográficas,
bem como os exercícios sugeridos.
Veja ainda depois da tabela as Atividades Complementares.
Referências
- B & M: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. (2010) Estatística Básica. 6a Edição, Editora Saraiva
- WEB Online Statistics: An Interactive Multimedia Course of Study: Material online sobre estatística
Observação sobre exercícios recomendados os exercícios indicados são compatíveis com o nível e conteúdo do curso.
Se não puder fazer todos, escolha alguns entre os indicados.
Conteúdos das Aulas
B & M | Online | |||
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Data | Conteúdo | Leitura | Exercícios | Tópico |
26/08 Seg | Informações sobre o curso. Percepções sobre estatística e os fundamentos das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística | Cap 1 | | ver abaixo |
PARTE I: PROBABILIDADES | ||||
28/08 Qua | Introdução a probabilidades. Definições e conceitos básicos. Experimentos aleatórios, eventos, espaços de probabilidades, definições de probabilidades. Propriedades. | Cap 5, 5.1, 5.2 e 5.3 | Cap 5: 1 a 22 | Ver abaixo |
02/09 Seg | 1a avaliação semanal. Probabilidades (cont). Discussão da avaliação e revisão de conceitos. Tipos de espaço amostral e avaliação de probabilidades - a necessidade de modelos de probabilidade | Cap 5, 5.1, 5.2 e 5.3 | Cap 5: 1 a 22 | Material Online: Probability (Itens A, B, C, D, E) Ver outras indicações abaixo |
04/09 Qua | Probabilidades (cont.) Exemplos de espaços amostrais. Probabilidade condicional, probabilidade total e teorema de Bayes | Cap 5, 5.4 e 5.5 | Cap 5: 23 a 25, 26 a 41, 44, 48, 57 e 64 | Ver abaixo Ver exercícios no Cap 2 |
09/09 Seg | 2a avaliação semanal. Discussão da avaliação. Discussão do vídeo. Avaliação de probabilidades por simulação. | Cap 5 | Cap 5:ver indicados acima e nos materiais/referências suplementares | Ver abaixo |
11/09 Qua | Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Introdução e definições. Funções de probabilidade, densidade de probabilidade, acumulada. Esperança e variância. Exemplos | Cap 6: Sec 6.1 a 6.5, Cap 7: Sec 7.1 a 7.3 | Cap 6: 1 a 19, 29, 30, Cap 7: 1 a 12 | |
16/09 Seg | 3a avaliação semanal. Discussão da avaliação. Exemplos e conceitos adicionais em variáveis discretas e contínuas. Obtenção de quantis. | |||
18/09 Qua | Distribuições "especiais" de v.a.'s discretas e contínuas. Binomial, Poisson, Gemétrica, uniforme e exponencial. Formas das distribuições normal e gama e interpretação do comportamento das variáveis. | Cap 6: Sec 6.6 e Cap 7, Sec 7.4 | Cap 6: 20, 21, 25, 26, 27, 28; Cap 7: 13, 21 | |
23/09 Seg | 4a avaliação semanal. Exemplos e visualizações do comportamento de variáveis discretas e contínuas. Discussão sobre algumas aplicações. | |||
25/09 Seg | Distribuição normal | Cap 7, Sec 7.4.2 e 7.5 | Cap 7: 14 a 20 |
Atividades complementares
26/08
- Dois jogadores A e B vão jogar várias rodadas do seguinte jogo:
Cada vai lançar um dado e o resultado será a soma das faces. Antes do lançamento cada um escolhe um dos resultados possíveis. Se voce fosse definir uma estratégia para aconselhar um dos jogadores, qual seria? Justifique!
28/08
- Material perdisco: Vídeo 1: Um vídeo introdutório sobre conceitos e temos básicos em estatística (legenda (CC) disponível)
- Guia:
- Quais os tópicos principais da apresentação? Descreva cada um deles com suas próprias palavras.
- Em cada tópico quais os principais conceitos? Identifique os termos técnicos e defina cada um deles.
- Pense em outros exemplos análogos aos apresentados no vídeo.
02/09
- Peter Donelly no TED Talks - como estatística e probabilidade podem ser usadas e … abusadas
- note que voce pode habilitar legendas em inglês, português ou outras línguas, se desejar
- procure anotar as principais mensagens e conceitos da apresentação
- se voce tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais da apresentação, quais seriam?
- formule adequadamente e tente resolver os problemas propostos durante a palestra
Considere os problemas a seguir e resolva cada uma deles de duas formas:
- Solução formal (analítica)
- Solução (aproximada) por alguma rotina computacional
- Um comitê de 12 pessoas é escolhido por sorteio de um grupo de 100 pessoas. Calcule a probabilidade dos indivíduos A e B pertencerem os grupo escolhido.
- Um baralho de 52 cartas contém 4 cartas do tipo ás. Se as cartas são embaralhadas e 13 cartas são divididas entre 4 indivíduos, qual a probabilidade de que algum deles fique com todas as cartas ás.
- Se n pessoas terão seus assentos atribuídos ao acaso em uma linha com 2n assentos, qual a probabilidade que não haja pessoas em assentos adjacentes?
09/09
- Propor um algorítmo computacional para estudar por simulação) o problema das sequencias de caras e coroas apresentado no vídeo Peter Donelly
- Resolver o problema das portas (Monty Hall):
- resposta analítica
- resposta por simulação computacional (escrever algoritmo)
Considere postar/compartilhar seus algorítmos na Página do Espaço Aberto do Curso
25/09
Comandos no programa R para cálculos relacionados a distribuição normal
Seja uma v.a.
Leituras e Exercícios extras- Probabilidades
- Exercícios para revisão (compatíveis com ensino médio):
- Exercícios sobre conceitos básicos de cálculo de probabilidades sugeridos para uma revisão inicial
- Exercícios na web procure identificar espaço amostral, eventos e demais conceitos discutidos em aula
- Textos sobre probabilidades (com exercícios)
- Capítulo 1 do Livro do Prof. Caio Dantas