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paulojus
Linha 1: Linha 1:
-<​latex>​ +===== Aula semana 2 ===== 
-Um artigo no \textit{Journal of Structural Engineering(vol 115, 1989) descreve um experimento para testar a resistência de tubos circulares + 
-com tampas soldadas nas extremidades. Os primeiros dados (em kN) são: 96, 128, 102, 102, 104, 160, 96, 108, 126, 104, 128, 140, 156, 102 e 160. +Um artigo no //Journal of Structural Engineering// (vol 115, 1989) descreve um experimento para testar a resistência de tubos circulares 
-\begin{enumerate} +com tampas soldadas nas extremidades. Os primeiros dados (em kN) são: \\ 
-\item construa um gráfico \textit{box-plot} para estes dados +96, 128, 102, 102, 104, 160, 96, 108, 126, 104, 128, 140, 156, 102 e 160. 
-\item construa um diagrama ramo-e-folhas para estes dados +  ​- ​construa um gráfico \textit{box-plot} para estes dados 
-\item obtenha a média, desvio padrão e coeficiente da variação dos dados +  ​- ​construa um diagrama ramo-e-folhas para estes dados 
-\item obtenha a mediana, amplitude total e amplitude interquartílica +  ​- ​obtenha a média, desvio padrão e coeficiente da variação dos dados 
-\item obtenha um intervalo de confiança para a média populacional,​ indicando quais as +  ​- ​obtenha a mediana, amplitude total e amplitude interquartílica 
-suposições feitas na obtenção deste intervalo +  ​- ​obtenha um intervalo de confiança para a média populacional,​ indicando quais as suposições feitas na obtenção deste intervalo 
-\item teste a hipótese ($\alpha = 0,10$) de que a resistência média é superior a 110 kN. +  ​- ​teste a hipótese (<m>alpha = 0,10</m>) de que a resistência média é superior a 110 kN. 
-\end{enumerate} + 
-</latex>+==== Comandos do R digitados na aula em 07/03/2007 ==== 
 +<code R> 
 +3 + 4 
 +2+3*4 
 +(2+3)*4 
 +4^2 
 +log(10) 
 +log10(10) 
 +log2(512) 
 +96+128+102+102+104+160+96+108+126+ 104+ 128+ 140+ 156+ 102 + 160 
 +1812/15 
 +(96+128+102+102+104+160+96+108+126+ 104+ 128+ 140+ 156+ 102 + 160)/15 
 +dados <- c(96,​128,​102,​102,​104,​160,​96,​108,​126,​104,​128,​140,​156,​102,​160) 
 +dados 
 +mean(dados) 
 +var(dados) 
 +median(dados) 
 +boxplot(dados) 
 +pdf("​boxplot1.pdf"​) 
 +boxplot(dados) 
 +dev.off() 
 +stem(dados) 
 +sort(dados) 
 +mean(dados) 
 +sd(dados) 
 +cv(dados) 
 +100*sd(dados)/​mean(dados) 
 +dm <- mean(dados) 
 +dm 
 +dmv <- c(mean(dados),​ var(dados)) 
 +dmv 
 +dmvcv <- c(dmv, 100*sd(dados)/​mean(dados)) 
 +dmvcv 
 +median(dados) 
 +range(dados) 
 +min(dados) 
 +max(dados) 
 +diff(range(dados)) 
 +max(dados) - min(dados) 
 +diff(range(dados)) 
 +fivenum(dados) 
 +fv <- fivenum(dados) 
 +fv 
 +fv[c(2,​4)] 
 +diff(fv[c(2,​4)]) 
 +quantile(dados,​ probs = c(0.25, 0.75)) 
 +</code> 
 + 
 +==== Comandos do R digitados na aula em 09/03/2007 ==== 
 +<code R> 
 +ls() 
 +pwd() 
 +system("​pwd"​) 
 +getwd() 
 +x <- c(23, 43, 12) 
 +ls() 
 +ls() 
 +
 +x <- 55 
 +
 +rm(x) 
 +ls() 
 +rm(x) 
 +history() 
 +q() 
 + 
 +# Uso do Xemacs e conteúdo do arquivo .R digitado 
 +# entrando com os dados 
 +x <- c(23, 45, 89, 12) 
 +# calculando a média 
 +mean(x) 
 +# extraindo o maior dado 
 +max(x) 
 +# criando um vetor de caracteres 
 +nomes <- c("​joao",​ "​pedro",​ "​maria" ​ ) 
 + 
 +## Exercício 
 +## 5. Obter o I.C (95%) 
 +dt <- c(96, 128, 102, 102, 104, 160, 96, 108, 126, 104, 128, 140, 156, 102, 160) 
 + 
 +## Solução 1: fazendo passo a passo usando o R como calculadora 
 +xbar <- mean(dt) 
 +s <- sd(dt) 
 +n <- length(dt) 
 +t <- qt(0.975, df=14) 
 + 
 +xbar - t*s/​sqrt(n) 
 +xbar + t*s/​sqrt(n) 
 + 
 +xbar - c(-t,t)* s/sqrt(n) 
 + 
 +# solução 2: usando uma funcão do R 
 +t.test(dt, conf=0.95) 
 + 
 + 
 + 
 +</​code>​ 
 + 
 + 

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