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Diferenças
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| cursos:ruel:sessao1 [2007/12/18 00:39] paulojus | cursos:ruel:sessao1 [2011/05/05 07:18] (atual) paulojus | ||
|---|---|---|---|
| Linha 1: | Linha 1: | ||
| - | ====== Sessão 1: familiarizando-se com o R ====== | + | ====== Exemplo 1: familiarizando-se com o R ====== | 
| Esta é uma primeira sessão com o **R** visando dar aos participantes uma idéia geral da aparência e forma de operação do programa.\\ | Esta é uma primeira sessão com o **R** visando dar aos participantes uma idéia geral da aparência e forma de operação do programa.\\ | ||
| Linha 6: | Linha 6: | ||
| Vamos começar  gerando dois vetores ''x'' e ''y''  de coordenadas geradas a partir de números  pseudo-aleatórios  | Vamos começar  gerando dois vetores ''x'' e ''y''  de coordenadas geradas a partir de números  pseudo-aleatórios  | ||
| e depois inspecionar os valores gerados. | e depois inspecionar os valores gerados. | ||
| - | <codeR> | + | <code R> | 
| x <- rnorm(5) | x <- rnorm(5) | ||
| x | x | ||
| Linha 29: | Linha 29: | ||
| Neste simples exemplo introduzimos várias idéias e conceitos:\\  | Neste simples exemplo introduzimos várias idéias e conceitos:\\  | ||
| - | //objeto//, //atribuição de valores//, //vetores//, //impressão de objetos//,  //função//, //argumentos de funções//, //"defaults"//, \textit{geração de números aleatórios} e //controle de semente//.  | + | //objeto//, //atribuição de valores//, //vetores//, //impressão de objetos//,  //função//, //argumentos de funções//, //"defaults"//, //geração de números aleatórios// e //controle de semente//.  | 
| Agora vamos colocar num gráfico os pontos gerado usando o comando | Agora vamos colocar num gráfico os pontos gerado usando o comando | ||
| Linha 112: | Linha 112: | ||
| </code> | </code> | ||
| - | Gráficos de resíduos são produzidos com \code{plot()}. | + | Gráficos de resíduos são produzidos com ''plot()''. | 
| Como a função produz 4 gráficos dividiremos a tela gráfica, | Como a função produz 4 gráficos dividiremos a tela gráfica, | ||
| <code R> | <code R> | ||
| Linha 119: | Linha 119: | ||
| </code>  | </code>  | ||
| - | Note que o comando acima \code{par(mfrow=c(2,2))} | + | Note que o comando acima ''par(mfrow=c(2,2))'' | 
| dividiu a janela gráfica em 4 partes para acomodar os 4 gráficos. | dividiu a janela gráfica em 4 partes para acomodar os 4 gráficos. | ||
| Para restaurar a configuração original usamos | Para restaurar a configuração original usamos | ||
| Linha 144: | Linha 144: | ||
| legend(1,20, c("linear simples","ponderada","loess","verdadeira"), lty=c(1,2,3,1), lwd=c(1,1,1,2)) | legend(1,20, c("linear simples","ponderada","loess","verdadeira"), lty=c(1,2,3,1), lwd=c(1,1,1,2)) | ||
| </code> | </code> | ||
| - | Ao final destas análises  | + | Ao final destas análises removemos o objeto ''dummy'' do caminho de procura. | 
| - | removemos o objeto \code{dummy} do caminho de procura. | + | |
| <code R> | <code R> | ||
| Linha 161: | Linha 160: | ||
| </code> | </code> | ||
| - | E ao final retornamos ao gráfico  padrão e "limpamos" novamente o \textit{workspace}, ou seja, apagando objetos.  | + | E ao final retornamos ao gráfico  padrão e "limpamos" novamente o //workspace//, ou seja, apagando objetos.  | 
| <code R> | <code R> | ||
| par(mfrow=c(1,1)) | par(mfrow=c(1,1)) | ||



