Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
| Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior Próxima revisão | Revisão anterior | ||
|
cursos:rbelem:conhecendo [2010/05/25 09:25] paulojus |
cursos:rbelem:conhecendo [2010/05/28 09:58] (atual) paulojus |
||
|---|---|---|---|
| Linha 2: | Linha 2: | ||
| Verificar sua familiaridade com o R executando as seguintes tarefas: | Verificar sua familiaridade com o R executando as seguintes tarefas: | ||
| - | - Efetuar as seguintes operações no R: | + | * Efetuar as seguintes operações no R: |
| - | - <latex>10*1 + 11*2 + \ldots + 20*10</latex> | + | - <latex>11*1 + 11*2 + \ldots + 20*10</latex> |
| - <latex>\log{\sqrt{1}} + \log{\sqrt{2}} + \log{\sqrt{4}} + \log{\sqrt{8}} + \ldots + \log{\sqrt{1024}} </latex>, em que <latex>\log</latex> é o logarítmo neperiano. | - <latex>\log{\sqrt{1}} + \log{\sqrt{2}} + \log{\sqrt{4}} + \log{\sqrt{8}} + \ldots + \log{\sqrt{1024}} </latex>, em que <latex>\log</latex> é o logarítmo neperiano. | ||
| - | - Entrar com os seguintes dados no R: | + | * Entrar com os seguintes dados no R: |
| ^Indivíduo ^ Idade ^ Time ^ | ^Indivíduo ^ Idade ^ Time ^ | ||
| | 1 | 23 | Coxa | | | 1 | 23 | Coxa | | ||
| Linha 17: | Linha 18: | ||
| | 9 | 22 | Coxa | | | 9 | 22 | Coxa | | ||
| |10 | 21 | Furacao | | |10 | 21 | Furacao | | ||
| - | - Considere os [[http://www.ime.usp.br/~noproest/dados/|dados do questionário estudantil]] do Livro de Noções de Probabilidades e Estatística de Magalhães e Lima | + | |
| + | * Considere os [[http://www.ime.usp.br/~noproest/dados/|dados do questionário estudantil]] do Livro de Noções de Probabilidades e Estatística de Magalhães e Lima | ||
| - Importar os dados para o R | - Importar os dados para o R | ||
| - Fazer uma análise descritiva (gráficos, tabelas e medidas) de ao menos quatro variáveis (de diferentes tipos) do conjunto de dados | - Fazer uma análise descritiva (gráficos, tabelas e medidas) de ao menos quatro variáveis (de diferentes tipos) do conjunto de dados | ||
| - Fazer uma análise descritiva bivariada de ao menos três pares de variáveis deste conjunto de dados | - Fazer uma análise descritiva bivariada de ao menos três pares de variáveis deste conjunto de dados | ||
| - | - Fazer um gráfico da função <latex>f(x) = 3 + 15 \exp(-x/10)</latex> | + | * Fazer um gráfico da função <latex>f(x) = 3 + 15 \exp(-x/10)</latex> |
| - | - Seja a função de densidade de probabilidade: <latex>f(x) = \frac{\exp\{-|x|\}}{2} \;\; I_{(-\infty,\infty)}(x)</latex>. Mostre comandos para obter: | + | * Seja a função de densidade de probabilidade: <latex>f(x) = \frac{\exp\{-|x|\}}{2} \;\; I_{(-\infty,\infty)}(x)</latex>. Mostre comandos para obter: |
| - o gráfico da função; | - o gráfico da função; | ||
| - mostrar que a integral de função no domínio de //x// é igual a 1; | - mostrar que a integral de função no domínio de //x// é igual a 1; | ||
| Linha 29: | Linha 31: | ||
| * <latex>P[X > \Sexpr{0,8}]</latex> | * <latex>P[X > \Sexpr{0,8}]</latex> | ||
| * <latex>P[|X| > \Sexpr{1,5}]</latex> | * <latex>P[|X| > \Sexpr{1,5}]</latex> | ||
| - | - Entrar com os dados a seguir e efetuar um teste-t<code> | + | * Entrar com os dados a seguir e efetuar um teste-t<code> |
| femeas: 120 107 110 116 114 111 113 117 114 112 | femeas: 120 107 110 116 114 111 113 117 114 112 | ||
| machos: 110 111 107 108 110 105 107 106 111 111</code> | machos: 110 111 107 108 110 105 107 106 111 111</code> | ||
| - | - Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento inteiramente ao acaso | + | * Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento inteiramente ao acaso. {{:cursos:rbelem:exemplo01.txt|Arquivo de dados do experimento}} |
| - | - Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento blocos ao acaso \\ | + | * Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento blocos ao acaso \\ |
| **Conteúdo de óleo de //S. linicola//, em percentagem, em vários estágios de crescimento (Steel & Torrie, 1980, p.199).** | **Conteúdo de óleo de //S. linicola//, em percentagem, em vários estágios de crescimento (Steel & Torrie, 1980, p.199).** | ||
| ^Estágios ^ Blocos ^^^^ | ^Estágios ^ Blocos ^^^^ | ||
| Linha 43: | Linha 45: | ||
| |Estágio 5 | 6,3 | 4,9 | 5,9 | 7,1 | | |Estágio 5 | 6,3 | 4,9 | 5,9 | 7,1 | | ||
| |Estágio 6 | 6,4 | 7,3 | 7,7 | 6,7 | | |Estágio 6 | 6,4 | 7,3 | 7,7 | 6,7 | | ||
| - | - Entrar com dados e fazer uma análise de regressão | + | |
| + | * Entrar com dados e fazer uma análise de regressão | ||
| | x | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | | | x | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | | ||
| | y | 0.9 | 5.1 | 2.4 | 8.1 | 4.2 | 7.1 | 5.6 | 7.6 | 5.9 | 7.7 | 11.8 | 6.9 | 9.3 | 10.9 | 8.4 | 11.6 | 13.0 | 13.8 | 13.1 | 9.3 | | | y | 0.9 | 5.1 | 2.4 | 8.1 | 4.2 | 7.1 | 5.6 | 7.6 | 5.9 | 7.7 | 11.8 | 6.9 | 9.3 | 10.9 | 8.4 | 11.6 | 13.0 | 13.8 | 13.1 | 9.3 | | ||
| - | - Considere as observações a seguir<code> | + | |
| + | * Considere as observações a seguir<code> | ||
| 9 5 2 3 0 3 2 4 14 3 4 1 0 6 1</code> Assumindo a distribuição Geométrica: | 9 5 2 3 0 3 2 4 14 3 4 1 0 6 1</code> Assumindo a distribuição Geométrica: | ||
| - | - fazer um gráfico da função de (log)-verossimilhança das observações a seguir, assumindo a distribuição Geométrica<code> | + | - fazer um gráfico da função de (log)-verossimilhança das observações a seguir, assumindo a distribuição Geométrica |
| - encontrar o ponto de máximo da função utilizando um procedimento numérico | - encontrar o ponto de máximo da função utilizando um procedimento numérico | ||
| + | * Considere dados de um normal de média <latex>\mu</latex> e variância 16. Traçar a função de verossimilhança e encontrar a estimativa em cada uma das seguintes situações: | ||
| + | - se os dados forem:<code> | ||
| + | 23 24 27 20 32 26 28</code> | ||
| + | - se além dos dados acima sabemos que temos dois outros dados acima de 30 | ||
| + | - e se soubermos que temos mais três dados entre 28 e 30 | ||
| + | |||