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2 Aritmética e Objetos

2.1 Operações aritméticas

Voce pode usar o R para avaliar algumas expressões aritméticas simples. Por exemplo:
> 1+2+3         # somando estes números ...
[1] 6           # obtem-se a resposta marcada com [1]

> 2+3*4         # um pouquinho mais complexo
[1] 14          # prioridade de operações (multiplicação primeiro)

> 3/2+1
[1] 2.5         # assim como divisão

> 4*3**3        # potências são indicadas por  ** ou ^
[1] 108         # e tem prioridade sobre multiplicação e divisão

O símbolo [1] pode parecer estranho e será explicado mais adiante.
O R também disponibiliza funções como as que voce encontra em uma calculadora:

> sqrt(2)
[1] 1.414214

> sin(3.14159)       # seno(Pi radianos) é zero
[1] 2.65359e-06      # e a resposta é bem próxima ...
O valor Pi está disponível como uma constante. Tente isto:
> sin(pi)
[1] 1.224606e-16     bem mais próximo de zero ...
Aqui está uma lista resumida de algumas funções aritméticas no R:
sqrt raiz quadrada
abs valor absoluto (positivo)
sin cos tan funções trigonométricas
asin acos atan funções trigonométricas inversas
sinh cosh tanh funções hiperbólicas
asinh acosh atanh funções hiperbólicas inversas
exp log exponencial e logarítmo natural
log10 logarítmo base-10

Estas expressões podem ser agrupadas e combinadas em expressões mais complexas:

> sqrt(sin(45*pi/180))
[1] 0.8408964

2.2 Objetos

O R é uma linguagem orientada à objetos: variáveis, dados, matrizes, funções, etc são armazenados na memória ativa do computador na forma de objetos. Por exemplo, se um objeto x tem o valor 10 ao digitarmos e seu nome e programa exibe o valor do objeto:
> x                 
[1] 10
O dígito 1 entre colchetes indica que o conteúdo exibido inicia-se com o primeiro elemento de x. Voce pode armazenar um valor em um objeto com certo nome usando o símbolo <- (ou ->). Exemplos:
> x <- sqrt(2)      # armazena a raiz quadrada de 2 em x
> x                 # digite o nome do objeto para ver seu conteúdo
[1] 1.414214
Alternativamente podem-se usar o símbolos ->, = ou _. As linhas a seguir produzem o mesmo resultado.
> x <- sin(pi)    # este é o formato ``tradicional''
> sin(pi) -> x 
> x = sin(pi)     # este formato foi introduzido em versões mais recentes
Neste material será dada preferência ao primeiro símbolo. Usuários pronunciam o comando dizendo que o objeto recebe um certo valor. Por exemplo em x <- sqrt(2) dizemos que "x recebe a raiz quadrada de 2". Como pode ser esperado voce pode fazer operações aritméticas com os objetos.
> y <- sqrt(5)      # uma nova variável chamada y
> y+x               # somando valores de x e y
[1]  2.236068
Note que ao atribuir um valor a um objeto o programa não imprime nada na tela. Digitando o nome do objeto o programa imprime seu conteúdo na tela. Digitando uma operação aritmética, sem atribuir o resultado a um objeto, faz com que o programa imprima o resultado na tela. Nomes de variáveis devem começar com uma letra e podem conter letras, números e pontos. Maiúsculas e minúsculas são consideradas diferentes. DICA: tente atribuir nomes que tenham um significado lógico. Isto facilita lidar com um grande número de objetos. Ter nomes como a1 até a20 pode causar confusão ... Aqui estão alguns exemplo válidos
> x <- 25
> x * sqrt(x) -> x1
> x2.1 <- sin(x1)
> xsq <- x2.1**2 + x2.2**2
E alguns que NÃO são válidos
> 99a <- 10      #`99a' não começa com letra
> a1 <- sqrt 10  # Faltou o parêntesis em sqrt
> a1_1 <- 10     # Não pode usar o 'underscore' em um nome
> a-1 <- 99      # hífens também não podem ser usados...
> sqrt(x) <- 10  # não faz sentido...

Paulo Justiniano Ribeiro Jr