Método dos percentis

Um método alternativo para obter valores de referência é o método dos percentis. Este não exige qualquer suposição sobre a forma da distribuição. Este método pode ser utilizado para a situação em que os dados estão ou não agrupados.

A idéia é determinar uma faixa que concentre um determinado percentual da população. Por exemplo, se fixarmos um percentual de 95%, a construção da faixa de referência consistiria em determinar o percentil de ordem 2,5 e 97,5.

Quando os dados estão agrupados, pode-se aplicar o método dos percentis utilizando-se a ogiva.

Exemplo: Exemplo 2.2.3 pag 33. Pode-se obter a faixa de referência de 95% projetando-se os percentis de ordem 0,025 e 0,975, que são 3,6mg/100ml e 7,4 mg/100ml. Portanto, espera-se que a taxa de ácido úrico sérico de 95% de homens da população estudada esteja entre esses limítrofes.

Para dados não agrupados, o método consiste em ordenar os valores da amostra de 1 a $n$, e diante de cada um colocar o valor de $(i-0,5)/n$, em que $i$ é o número de ordem da observação. Este valor é uma bo aproximação para a ordem do percentil, correspondente ao dado de ordem $i$.

Exemplo: Os níveis sanguíneos de ácido úrico (mg%) de 65 caprinos adultos sadios estão sintetizados no ramo-e-folhas da pag 115.

Silvia Shimakura 2005-11-08