O escore padronizado, ao contrário do CV, é útil para comparação dos resultados indivíduais.
Por exemplo, um aluno que tenha obtido nota 7 numa prova cuja média da classe foi 5 foi melhor do que numa prova em que tirou 8 mas a média da classe foi 9.
Além da comparação da nota individual com a média da classe, também é importante avaliar am cada caso se a variabilidade das notas foi grande ou não.
Por exemplo, o desempenho deste aluno que obteve nota 7 seria bastante bom se o desvio padrão da classe fosse 2 e apenas razoável se o desvio padrão da classe fosse 4.
Sejam os dados observados em uma amostra de tamanho e e a média e o desvio padrão, então
Os escores padronizados são muito úteis na comparação da posição relativa da medida de um indivíduo dentro do grupo ao qual pertence, o que justifica sua grande apliacação como medida de avaliação de desempenho.
Exemplo:
Os escores padronizados são amplamente utilizados em teste de aptidão física. Mathews (1980) compara testes de aptidão física e conhecimento desportivo.
Teste | x | z | ||||
Maria | Joana | Maria | Joana | |||
abdominais em 2 min | 30 | 6 | 42 | 38 | 2,00 | 1,33 |
salto em extensão (cm) | 155 | 23 | 102 | 173 | -2.33 | 0,78 |
suspensão braços flexionados (seg) | 50 | 8 | 38 | 71 | -1.50 | 2,63 |
correr/andar em 12 min (m) | 1829 | 274 | 2149 | 1554 | 1,17 | -1,00 |
conhecimento desportivo | 75 | 12 | 97 | 70 | 1,83 | -0,42 |
Maria apresentou um desempenho muito acima da média em força abdominal (dois desvio padrão acima da média); sua capacidade aeróbica (corrida/caminhada) está acima da média mas não é notável e ela tem um conhecimento desportivo bastante bom comparado com o grupo.
No salto de extensão e na suspensão com flexão do braço sobre antebraço, Maria obteve escores abaixo das respectivas médias do grupo, sendo que o desempenho de Maria para salto em extensão é bastante ruim.
Descreva o desempenho de Joana.