Subsections

9 Dicas para o uso do

O é uma ferramenta para editoração que preduz textos com alta qualidade gráfica, em particular para documentos que incluem fórmulas e equações.

O é o editor que recomendamos o uso. Além de possuir excelentes qualidades, flaxibilidade e ser adequado para textos estatísticos ele pode ser integrado com o programa computacional R através do mecanismo do Sweave que torna a produção de textos em nossa área muito eficiente.

9.1 Uso e Interfaces

Para editar documentos em voce precisa ter instalado:

Um documento é um arquivo texto e portanto pode ser editado em qualquer editor. Depois de escrito pode ser compilado na ``linha de comando do LINUX'' ou no ``PROMPT do DOS''.

Existem algums programas/interfaces para facilitar a edição:

9.2 Alguns links

Iniciantes e mesmo usuários acostumados com o precisam frequentemente recorrer à documentação para saber como obter o resultado esperado na editoração. Há vários textos disponívies tanto no formato de livro quanto na WEB - vasculhe e escolha o(s) seu(s) preferido(s)!

Para começar aqui estão alguns links com documentação e introdução ao :

9.3 Dicas do Ricardo

É muito bom saber que o numero de usuarios do no depto tem aumentado. Quando comecei a usar o há mais de 10 anos eu mal podia acreditar em tudo que se podia fazer. Fórmulas matemáticas perfeitas e total liberdade de criação.

Um pouco de cultura inútil: o nome significa arte em grego ( $ \tau \epsilon \chi$) e costuma-se pronunciar tec e não tecs. O e' basicamente um conjunto de rotinas e permite montar qualquer documento sem nos preocupar com paginação, numeração de capítulos, seções, fórmulas, etc.

Os livros sobre o eu nunca gostei de nenhum e fui aprendendo por tentativa e erro e trocando informações com alguns ``Texsperts''. Uns anos atrás eu descobri um livro que gostei muito, comprei e recomendo:
A guide to LaTex: Document Preparation for Beginners and Advanced Users Helmut Kopka e Patrick W. Daly, Addison-Wesley, 1999.

Fiquem a vontade para me perguntar qualquer coisa sobre o .

A todos os usuários novos ou relativamente recentes do aqui vão algumas dicas.

  1. Sempre compile o arquivo fonte (.tex) 2 vezes.

  2. Voce pode colocar rótulos em todas as estruturas, i.e. capítulos, seções, fórmulas, etc. Para fazer referência use o comando \ref. Por exemplo,
    \section{Testes qui-quadrado}\label{sec:qui2}
    
    ... na se\c{c}ão \ref{sec:qui2} vimos que...
    

  3. Uma grande facilidade do e que voce pode criar os seus próprios comandos (\newcommand) ou redefinir commandos já existentes (\renewcommand). No arquivo mymaths.tex que eu anexei tem um banco de comandos que eu mais uso. Ao invés de copiar estes comandos para o seu arquivo fonte pode usar o comando \include{mymaths}.

  4. Aqui estão algumas redefinições que eu uso para escrever em português.
    %% Definições tipo teorema
    \newtheorem{proposition}{Proposição}[chapter]
    \newtheorem{theorem}{Teorema}[chapter]
    \newtheorem{lemma}{Lema}[chapter]
    \newtheorem{definition}{Definição}[chapter]
    \newtheorem{conjecture}{Conjectura}[chapter]
    \newtheorem{corollary}{Corolário}[chapter]
    
    Troque chapter por section se for um artigo.

  5. Esta definição eu criei para incluir exemplos numerados num texto (formatos book e report). Se quiser usar no formato article troque chapter por section. O nome qqq eu inventei e voce usar qualquer outro nome.
    %% Comando para exemplos numerados
    \newcounter{qqq}[chapter]
    \newcommand{\example}{\refstepcounter{qqq} \vspace{.5cm}\noindent 
    {\bf Exemplo \thechapter.\theqqq\,: }}\vspace{.5cm}
    

  6. Usuários do Linux:
    Crie o diretorio .Latex e coloque lá os arquivos com comandos, estilos, bibliografia, e o que mais voce quiser que o compilador leia. Edite o seu arquivo .bashrc e inclua as linhas
    export TEXINPUTS=.:/home/ehlers/.Latex:
    export BSTINPUTS=.:/home/ehlers/.Latex
    export BIBINPUTS=.:/home/ehlers/.Latex
    
    no fim do arquivo. Claro, troque ehlers pelo seu ``username''. Note desta forma ao novo diretório será adicionado ao final do caminho de procura. Caso deseje, inverta a ordem para forçar o procurar primeiro no seu diretório, por exemplo com export TEXINPUTS=/home/ehlers/.Latex:.:

Clique para copiar um arquivo modelo para preparar transparencias no . Basicamente sao comandos para criar molduras e destacar titulos. Não sei porque mas as cores só aparecem na tela criando-se um arquivo postscript.

Avisem se precisarem de outras dicas/ajudas em relação ao que terei prazer em ajudar.''

Ricardo Ehlers: ehlers AT ufpr PONTO br.

Paulo Justiniano