Este documento trata das análises estatística (inicialmente exploratórias) dos dados de teores de elementos coletados em 698 pontos no estado do Paraná. O objetivo final é compreender a distribuição destes elementos na área para construção posterior de modelos que possam investigar possíveis relações de tais elementos com a ocorrência de neoplasias registradas nos municípios do estado.
As amostras são coletadas em sedimentos de rios (REVISAR/DETALHAR AQUI...) . Desta forma cada dado reflete o teor do elemento na microbacia correspondente. (PJ: dúvida – todas as microbacias do estado foram amostradas?) A Figura 1 mostra a região de estudo particionada em microbacias. (PJ: acrescentar a figura com as bacias e talvez municípios).
Foi excluído do conjunto de dados originais o dado da posição incidada a seguir, que apresentou teores nulos para todos os elementos, o que sugere que esta é uma amostra com valores não disponíveis. Isto é reforçado pelo fato de que a data da análise não está disponível.
Há no conjunto dados faltantes de forma que o número de dados disponíveis para cada variável individualmente pode diferir do total de pontos disponíveis (697), conforme a seguir.