3 Introdução

O programa computational R é gratuito, de código aberto e livremente distribuído e proporciona um ambiente para análises estatísticas. Seguem algumas informações básicas sobre este sistema.

3.1 O projeto R

O programa R é gratuito e de código aberto que propicia excelente ambiente para análises estatísticas e com recursos gráficos de alta qualidade. Detalhes sobre o projeto, colaboradores, documentação e diversas outras informações podem ser encontradas na página oficial do projeto em:
http://www.r-project.org.

O programa pode ser copiado livremente pela internet. Há alguns espelhos (mirrors) brasileiros da área de downloads do programa chamada de CRAN (Compreensive R Arquive Network), entre eles um situado no C3SL/UFPR que pode ser acessado em http://cran.br-r-project.org

Será feita uma apresentação rápida da página do R durante o curso onde os principais recursos serão comentados assim como as idéias principais que governam o projeto e suas direções futuras.

3.2 Um tutorial sobre o R

Além dos materiais disponíveis na página do programa há também um Tutorial de Introdução ao R disponível em http://www.est.ufpr.br/Rtutorial.

Sugerimos aos participantes deste curso que percorram todo o conteúdo deste tutorial e retornem a ele sempre que necessário no decorrer do curso.

3.3 Utilizando o R

Siga os seguintes passos.

1.
Inicie o R em seu computador. Para iniciar o Rno LINUX basta digitar R na linha de comando.
2.
Você verá o símbolo > indicando onde você irá digitar comandos.
Este é o prompt do R indicando que o programa está pronto para receber seus comandos.
3.
A seguir digite (ou "recorte e cole") os comandos mostrados neste material.
No restante deste texto vamos seguir as seguintes convenções:

3.4 Cartão de referência

Para operar o R é necessário conhecer e digitar comandos. Isto pode trazer alguma dificuldade no inicio até que o usuário se familiarize com os comandos mais comuns. Uma boa forma de aprender e memorizar os comandos básicos é utilizar um Cartão de Referência que é um documento que você pode imprimir e ter sempre com você e que contém os comandos mais frequentemente utilizados. Aqui vão três opções:

3.5 Rcmdr - Pacote “R commander” — “menus” para o R

Para operar o R, na forma usual, é necessário conhecer e digitar comandos. Alguns usuários acostumados com outros programas notarão de início a falta de "menus". Na medida que utilizam o programa, os usuários (ou boa parte deles) tendem a preferir o mecanismo de comandos pois é mais flexível e com mais recursos.

Entretanto, alguns iniciantes ou usuários esporádicos poderão ainda preferir algum tipo de "menu".

O pacote Rcmdr foi desenvolvido por John Fox visando atender a esta demanda. Para utilizar este pacote basta instalá-lo e carregar com o comando require(Rcmdr) e o menu se abrirá automaticamente.

Atençao: Note que o Rcmdr não provê acesso a toda funcionalidade do R mas simplesmente a alguns procedimentos estatísticos mais usuais.

Maiores informações sobre este pacote podem ser encontradas na página do Rcmdr.