Este estudo analisa o Exame Nacional de Desempenho do Estudantes (Enade) na area de Estatística em 2009, provas objetivas, pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). O Enade não aplica a TRI, mas a perspectiva dessa abordagem é de fornece uma visão geral da utilização através dos modelos de teoria de resposta ao item unidimensional e multidimensional. Com o objetivo de proporcionar diagnósticos e subsídios para a implementação ou manutenção de novos procedimentos metodológicos educacionais na elaboração dos itens que compõem parte do processo do Enade. O conjunto de dados abordado é composto por 436 concluintes da graduação de Estatística. A prova é composta por 32 itens, dentre dos quais 8 são de formação geral e 24 de formação especifica. Os estudos realizados mostraram que cada modelo proposto para aquilatar a capacidade dos alunos tem sua particularidade. Nos resultados, foram indicados modelos multidimensionais, com dois traços latentes e o modelo unidimensional de três parâmetros. Através dessas análises, objetiva-se mostrar a importância dos modelos da TRI em avaliação, capaz de considerar que uma prova seja composta por múltiplas ou uma habilidade dominante e, consequentemente, respondida por elas.