Exame nacional de desenvolvimento de estudantes de estatística - Desafios e perspectivas pela TRI

Abstract

Este estudo analisa o Exame Nacional de Desempenho do Estudantes (Enade) na area de Estatística em 2009, provas objetivas, pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). O Enade não aplica a TRI, mas a perspectiva dessa abordagem é de fornece uma visão geral da utilização através dos modelos de teoria de resposta ao item unidimensional e multidimensional. Com o objetivo de proporcionar diagnósticos e subsídios para a implementação ou manutenção de novos procedimentos metodológicos educacionais na elaboração dos itens que compõem parte do processo do Enade. O conjunto de dados abordado é composto por 436 concluintes da graduação de Estatística. A prova é composta por 32 itens, dentre dos quais 8 são de formação geral e 24 de formação especifica. Os estudos realizados mostraram que cada modelo proposto para aquilatar a capacidade dos alunos tem sua particularidade. Nos resultados, foram indicados modelos multidimensionais, com dois traços latentes e o modelo unidimensional de três parâmetros. Através dessas análises, objetiva-se mostrar a importância dos modelos da TRI em avaliação, capaz de considerar que uma prova seja composta por múltiplas ou uma habilidade dominante e, consequentemente, respondida por elas.

Publication
Revista da Estatística UFOP
Date