Inferência estatística

Inferência estatística é o processo pelo qual estatísticos tiram conclusões acerca da população usando informação de uma amostra.

Você pode estar familiar com o termo `população' num sentido biológico/geológico. Em estatística, o termo não se refere necessariamente a pessoas, plantas, animais, etc. Ele poderia também se referir, por exemplo, a fósseis, rochas e sedimentos num determinado local, etc.

A população se refere a todos os casos ou situações as quais o pesquisador quer fazer inferências ou estimativas. Diferentes pesquisadores podem querer fazer inferências acerca da concentração de poluentes num determinado lençol freático; predizer a quantidade de petróleo num poço a ser perfurado e assim por diante.

Note que o investigador não está interessado em todos os aspectos da população. O pesquisador pode não estar interessado em estudar a concentração de todos os tipos de poluentes, somente alguns poluentes mais importantes para seu estudo.

Uma amostra é um subconjunto da população usado para obter informação acerca do todo.

Mas exatamente por quê tomamos uma amostra? Por quê não usamos a população toda?

Características de uma população que diferem de um indivíduo para outro e as quais temos interesse em estudar são chamadas variáveis. Exemplos são comprimento, massa, idade, temperatura, número de ocorrências, etc. Cada unidade (membro) da população que é escolhido como parte de uma amostra fornece uma medida de uma ou mais variáveis, chamadas observações.

Silvia E Shimakura 2006-08-30