Exercícios 1

  1. Descreva de forma concisa os seguintes dados usando suas palavras e algumas estatísticas descritivas, apontando características principais observadas.

    1. As notas (de um total de 100 e ordenadas por tamanho) de 20 estudantes de estatística no primeiro exame do semestre:

      30 35 37 40 40 49 51 54 54 55
      57 58 60 60 62 62 65 67 74 89

    2. O número de faltas de 20 trabalhadores num ano (ordenados por tamanho):

      0 0 0 0 0 0 0 1 1 1
      2 2 3 3 4 5 5 5 8 45

    3. O número de exemplares de um jornal mensal em particular lidos por 20 pessoas num ano:

      0 1 11 0 0 0 2 12 0 0
      12 1 0 0 0 0 12 0 11 0

  2. Produza um gráfico ramos-e-folhas para apresentação dos dados de altura (em metros) de 20 mulheres sendo estudadas para uma certa condição médica.

    1.52 1.60 1.57 1.52 1.60
    1.75 1.73 1.63 1.55 1.63
    1.65 1.55 1.65 1.60 1.68
    2.50 1.52 1.65 1.60 1.65

  3. Os dados a seguir fornecem a concentração de um determinado poluente (ppm) em 8 pontos de um afluente medidos antes e uma hora depois de um acidente ambiental:
    \fbox{\begin{tabular}{ccc}
Before & After  [0.5ex]
4.67 & 5.44 \\
4.97 & 6.11...
... \\
5.33 & 6.67 \\
6.22 & 6.67 \\
6.50 & 6.78 \\
7.00 & 7.89
\end{tabular}}
    Faça um gráfico destes dados, e use o gráfico para ajudar a avaliar se o acidente provocou um aumento significativo nos níveis do poluente no afluente.


  4. A tabela abaixo fornece o número de grânulos de arenito por cm$^3$ em 20 amostras tomadas de uma certa localidade (A) e 20 amostras tomadas de uma outra localidade (B).
    \fbox{\begin{tabular}{rr\vert rr}
\multicolumn{2}{c}{A}   & \multicolumn{2}{c}{...
... 377 \\
2415 & 1104   & 410 & 700 \\
1212 & 396   & 736 & 315
\end{tabular}}
    1. Calcule as médias e desvios-padrão desses duas amostras.

    2. Faça histogramas dos dois conjuntos de dados, e compare-os.

    3. Qual é o mínimo, máximo, mediana, quartil inferior e quartil superior de cada grupo?

    4. Usando sua resposta ao item (c), construa boxplots para os dois conjuntos de dados - um diretamento acime do outro, ou lado a lado para facilitar a comparação.

    5. Para cada grupo, o dado é aproximadamente simétrico ou assimétrico? Se assimétrico, em que direção?

    6. Você acha que existe uma diferença real entre os números de grânulos de arenito nas duas localidades, ou você acha que as diferenças observadas poderiam ter simplesmente ocorrido como uma consequência dos grupos consistirem de somente 20 amostras cada?

    7. Descreva as principais características dos dados em uma ou duas sentenças.

  5. O percentual de açúcar e sal em 9 cereais matinais mais populares foram medidos, com os seguintes resultados:
    \fbox{\begin{tabular}{ccc}
Cereal & açúcar & sal \\
1 & 19 & 8 \\
2 & 36 & 5 \...
...26 & 6 \\
6 & 16 & 6 \\
7 & 8 & 9 \\
8 & 10 & 3 \\
9 & 54 & 3
\end{tabular}}

    1. Faça um gráfico desses dados para investigar a relação entre o conteúdo de açúcar e sal nos cereais matinais.

    2. Comente brevemente qualquer padrão observado nos dados.

Silvia E Shimakura 2006-08-30