Última atualização: 12 de maio, 2025 às 20:38.
Descreva como obter o listado a seguir com o uso da função sample().
Solução parcial:
a. Os indivíduos podem ser identificados por números de 1 a 45 e depois sorteados sem reposição.
b. O sorteio é agora com reposição.
sample(1:45, 5)
sample(c("cara","coroa"), 10, replace = TRUE)
## Warning in chisq.test(tsam12): Aproximação do qui-quadrado pode estar incorreta
Considere o conjunto de dados mtcars incluído no R.
Solução parcial:
Seja uma variável aleatória \(Y\) representando o consumo (mpg).
Tem-se que a distribuição amostral da média de \(Y\) é dada por: \[ \bar{Y} \approx N\left(\mu_Y, \frac{\sigma_Y^2}{n}\right),\] em que \(\mu_Y\) e \(\sigma_Y^2\) são a média e a variância populacional de \(Y\), respectivamente, e \(n\) é o tamanho da amostra.
Neste exercício vamos investigar esta distribuição amostral obtida de outro maneira que não o resultado teórico acima: por simulação. A seguir são apresentados o histrograma dos dados originais e a distribuição amostral das médias obtidas por simulação. A distribuição teórica é sobreposta (linha azul).
O método de simulação confirma o resultado teórico neste caso mas permite ainda a obtenção da variância da distribuição amostral de quantidades paras as quais não pode ser obtida analiticamente.
OBS: neste caso seria ainda possível obter a distribuição amostral “exata” considerando todas as amostra que podem ser montadas com 5 elementos do conjunto de dados. Isto é, a distribuição amostral de \(\bar{Y}\) é obtida considerando todas as amostras possíveis de 5 elementos do conjunto de dados.
Repita o exercício anterior porém no passo (a.) retire amostras com reposição com tamanho igual ao tamanho dos dados. Discuta resultados e ainda semelhanças e diferenças com o problema anterior.
Utilizando runif():