Métodos de Pesquisa, 10 de março de 2017

Capítulo 1:

Procedimentos didáticos

1.1:

Leitura

Introdução

  • Ponto de partida de qualquer projeto
  • Ler: conhecer, interpretar, decifrar
  • Fonte da maior parte do conhecimento
  • Eleger, escolher
  • Necessário: leitura constante, saber ler

Importância

  • Apropriação de informações já existentes, sem necessidade de "trabalho de campo"
  • Quantidade e qualidade de materiais: não há tempo de ler tudo e nem tudo merece ser lido

Natureza da leitura

  • Espécies de leitura:
    • para entretenimento/distração
    • cultura geral/erudição
    • ampliação de conhecimentos em determinado campo do saber
  • Leitura: Quatro operações (sequencia não é fixa)
    • Reconhecer
    • Organizar
    • Elaborar
    • Valorar

O que se deve ler

  • Seleção de obras mais adequadas e importantes
  • Título, autor, edição e crítica
  • Se possível: original, língua do autor, traduções fidedignas
  • Pós-graduação: buscas devem ser exaustiva

Identificação

  • Título: intenção do autor
  • Data: recente, notar número de edições, se obra considerada clássica
  • Ficha catalográfica: credenciais do autor
  • "Orelha": apreciação da obra
  • Índice ou sumário: divisão dos tópicos abordados
  • Introdução ou Prefácio: indícios da metodologia e objetivos/intenções do autor
  • Bibiografia
  • Algumas páginas: abordagem
  • Se de interesse: assinalar para futura utilização

identificação (cont)

  • Livros: leitura ou consulta
  • Dois tipos de obras: as que podem ajudar os estudos (conhecimentos técnicos) e as que oferecem subsídios
  • Biblioteca pessoal

Como se deve ler

Segundo Salomon, o bom leitor:

  • Lê com objetivo determinado
  • Lê unidades de pensamento
  • Tem váriops padrões de velocidade
  • Avalia o que lê
  • Possui bom vocabulário
  • Tem habilidade para conhecer o valor da obra
  • Sabe quando ler até o fim ou interromper (definitiva ou periodicamente)
  • Discute o que lê
  • Adquire frequentemente e cuida de ter de sua biblioteca
  • Lê vários assuntos
  • Lê muito e gosta de ler
  • Não apenas lê, mas sabe ler

Leitura proveitosa

  • Atenção
  • Intenção
  • Reflexão
  • Espírito Crítico (emitir juízo de valor)
  • Análise (divisão em partes)
  • Síntese
  • Velocidade

Regras para leitura

  • Jamais realizar uma leitura de estudo sem propósito definido
  • Reconhecer sempre que cada assunto, cada gênero literário requer uma velocidade própria de leitura
  • Entender o que se lê
  • Avaliar o que se lê
  • Discutir o que se lê
  • Aplicar o que se lê

A ser evitado

  • Dispersão do espírito (disciplina da mente)
  • Inconstância
  • Passividade
  • Excessivo espírito crítico
  • Preguiça (na compreensão)
  • Deslealdade (distorção)

Tipos de Leitura

  • Scanning - tópico, frases ou palavras chaves
  • Skimming - tendência geral, sem minúcias, encontrar metodologia e essência do trabalho
  • Do significado - visão ampla do conteúdo, pp do que se interressa, aspectos secundários de lado, sem voltar
  • De estudo - absorção mais completa do conteúdo (ler, reler, resumos)
  • Crítica - avaliação

Sobre leitura de erudição (segundo Moral, 1955) - Leitura-trabalho - Leitura-crítica - Leitura-descanso

Outras classificações

Leitura Informativa: quatro fases

  • Reconhecimento/pré-leitura: identificação do que necessita
  • Seletiva: informaçôes de interesse
  • Crítica ou Reflexiva: análise
  • Interpretativa: entender a intenção do autor, relação com o que se busca