====== Minicurso de TRI em Avaliação Educacional ====== A intenção deste minicurso, é mostrar as etapas e cuidados necessários na construção de uma Avaliação Educacional denotada como de "Larga Escala". Aqui serão dispostos os tópicos abosdados, técnicas envolvidas e referências. Ministrante: Alexandra Waltrick Russi - Graduanda do Curso de estatística da UFPR, 7º período. Estatística na Editora Positivo, do hábile - Setor de Avaliação Educacional Positivo. Integrante do Programa de Educação Tutorial desde setembro de 2009. Trabalhos publicados em eventos acerca do tema: [[http://www.pet.est.ufpr.br/petianos/alexandra/TRI.pdf|Introdução à Ferramenta Teoria de Resposta ao Item - TRI - SINAPE 2010]] [[http://www.pet.est.ufpr.br/petianos/alexandra/TRI1.pdf|Teoria De Resposta Ao Item Aplicada Às Provas Do Processo Seletivo Estendido Do Curso De Estatística Da Universidade Federal Do Paraná (UFPR) - CONBRATRI 2011]] Programa: ====== 1º Dia (24/10) ====== * Introdução: O que denota uma Avaliação Educacional de Larga Escala - A.E.L.E. - Concepção Estatística; - Concepção Pedagógica; * Referências: NAEP, SAEB, Provinha Brasil e ENEM. - Conceitos utilizados no país; - Escalas; * Notações comuns a uma A.E.L.E. - Habilidade - Competência - Item ====== 2º Dia (25/10) ====== * Delineamento experimental convencionado. - [[http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/n24/n24a05.pdf|BIB]] e BIBE - [[http://www.inside-r.org/packages/cran/crossdes/docs/find.BIB|BIBs no R1]] - [[http://www.r-bloggers.com/generating-balanced-incomplete-block-designs-bibd/|BIBs no R2]] - Dimensão experimental * Preocupação com a modelagem e análise do projeto. - Modelos mais utilizados da TRI, suas componentes e aplicações. - Validações e análise das estruturas dos itens. * Softwares Estatísticos comuns as análises. * Mercado de trabalho. Nos próximos dias haverão mais atualizações. Att: Alexandra W. Russi == ====== Atualizado em 26/09/2012 ====== ==