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ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO


Questionário é uma técnica de investigação que contém questões apresentadas por escrito aos respondentes, cujo objetivo é propiciar determinado conhecimento ao pesquisador. É um instrumento de recolha de informação.
VANTAGENS
Possibilita atingir grande número de pessoas de diversas localizações geográficas com baixo custo;
Garante o anonimato das respostas (às vezes se identificada, a pessoa não quer responder);
Permite que as pessoas o respondam no momento que lhes pareça mais apropriado;
Não expõe os pesquisados à influência do pesquisador.
LIMITAÇÕES
Exclui pessoas analfabetas;
Impede o auxílio ao pesquisado quando este não entende determinada pergunta;
Impede o conhecimento das circunstâncias em que o questionário foi respondido;
Não oferece garantia de que a maioria das pessoas devolvam-no preenchido completamente;
Proporciona resultados muito críticos em relação à objetividade.
CONSTRUÇÃO
Não existe uma metodologia padrão para o projeto de questionários, porém existem recomendações de diversos autores com relação a essa importante tarefa no processo de pesquisa. A elaboração das questões terá grande influência nos resultados que serão obtidos, por isso, são importantes alguns cuidados.
As perguntas podem ser classificadas quanto a sua forma da seguinte maneira:
Perguntas abertas: o interrogado responde com suas próprias palavras e, por isso, são difíceis de tabular e analisar;

Exemplo: Qual sua opinião sobre a merenda escolar da sua escola?
_____________________________________________________

Perguntas fechadas: englobam todas as respostas possíveis, sendo melhor de tabular;

Exemplo: Como você classificaria a merenda escolar de sua escola?
( )Péssima  ( )Ruim  ( )Regular  ( )Boa  ( )Ótima

Perguntas duplas: reúne perguntas abertas e fechadas.

Exemplo: Como você classificaria a merenda escolar de sua escola?Justifique.
( )Péssima  ( )Ruim  ( )Regular  ( )Boa  ( )Ótima
Justificativa:___________________________________


ESCOLHA DAS PERGUNTAS
Algumas regras devem ser obedecidas para a escolha das perguntas:
Incluir apenas perguntas relacionadas com o problema pesquisado;
Não incluir perguntas cujas respostas podem ser obtidas por meios mais precisos;

Exemplo: se quiser saber quantas vezes no ano o respondente vai ao cinema, pergunta-se:
Quantas vezes você vai ao cinema no mês?
Assim fica mais fácil pra ele responder, se o pesquisador deseja realmente saber o valor anual é só multiplicar por 12.


Tentar fazer perguntas que facilitem na hora de tabular e analisar as respostas, ou seja, perguntas fechadas;
Incluir perguntas que podem ser respondidas sem maiores dificuldades.
FORMULAÇÃO DAS PERGUNTAS
Cuidados especiais na elaboração das perguntas:
Formuladas de maneira clara, concreta e precisa;
Considerar o sistema de referência e de informação do interrogado;
A pergunta deve possibilitar uma única interpretação;
A pergunta não deve sugerir respostas;
As perguntas devem tratar de uma única idéia.(exemplo e contra)
NÚMERO DE PERGUNTAS
Para se definir o número adequado de perguntas é necessário considerar o interesse do respondente pelo tema pesquisado. Alguns estudiosos sugerem como máximo o número de 30 perguntas.

ORDEM DAS PERGUNTAS
Deve-se evitar que a ordem das perguntas possa sugerir um contágio de respostas, ou seja, evitar que a resposta da pergunta anterior possa influir na resposta da pergunta posterior.
Também é importante evitar a mudança brusca de temas em questões subsequentes.
DEFORMAÇÕES
Existem mecanismos de defesa social que alguns indivíduos utilizam a fim de se protegerem quando se sentem ameaçados e que podem influenciar no momento de responder ao questionário.
As principais deformações são:
Defesa de fachada: quando o respondente pensa estar correndo o risco de ser julgado, reage oferecendo respostas defensivas, estereotipadas ou socialmente desejáveis, escondendo suas percepções reais. Para reduzir este efeito, recomenda-se iniciar o questionário com perguntas com baixo risco de provocar esse tipo de resposta;
Defesa contra pergunta personalizada: perguntas que iniciam com "Na sua opinião…" ou "O que você pensa a respeito de …" ou outra semelhante pode causar respostas de fuga. Evita-se isto iniciando o questionário com este tipo de perguntas e utilizando maneiras indiretas para tratar de termos delicados;
Efeito das palavras estereotipadas: ocorre quando usamos palavras tais como nazismo, homossexual e outras que provocam reações diversas nas pessoas. Previne-se não usando-as;
Influência de personalidades de destaque: quando utilizamos nomes de pessoas de destaque nos questionários, podemos causar anomalias nas respostas como reação a esses nomes. Aconselha-se não utilizar referência a pessoas que possam causar antipatia, desprezo ou outra reação, ou seja, pense em todas as pessoas que podem responder o questionário.
ESTRUTURA DO QUESTIONÁRIO
Basicamente o questionário é estruturado em: (achar modelinho)
Instruções de preenchimento;
Introdução ao questionário;
Perguntas.
Questionário de teste
Antes da aplicação dos questionários é necessário a realização de um teste, para verificar sua eficiência e possíveis melhorias.
Não existe uma metodologia padrão para o projeto de questionários, porém existem recomendações de diversos autores com relação a essa importante tarefa no processo de pesquisa científica Alguns procedimentos que devem ser realizados nos questionários de teste:
Explicar claramente o propósito do teste, como será realizado e deixar claro o que está sendo testado;
Se necessário, adaptar algumas perguntas à situação (gênero, idade, formação, tempo disponível para as respostas);
Evitar perguntas que sejam respondidas com "sim" ou "não" ou que tenham múltiplos sentidos, pois não proveem muitas informações;
Exemplo: Ao invés de perguntar:

Você gosta da estrutura de sua escola?
Pergunta-se:
Como você julga a estrutura de sua escola?
( )Péssima  ( )Ruim  ( )Regular  ( )Boa  ( )Ótima

Manter os participantes concentrados na tarefa a realizar, evitando dispersões e conversas sobre outros assuntos;
Anotar as ações observadas e comportamentos mais importantes, para avaliação posterior;
Ficar especialmente atento ao uso de palavras e expressões utilizadas para a localização de informações;
Rever e refazer anotações depois de cada sessão. Algumas tarefas ou a formulação de questões podem precisar de adaptações. Novas questões podem ser adicionadas e outras, suprimidas. As inserções devem ser anotadas e, se possível, reimpressas, para manter a consistência dos registros.
Curiosidade
Aplicação de questionário via Web Para aplicar questionários de teste via Web com condições próximas às dos usuários reais, deve-se considerar diferentes situações de uso, como horas de acesso, conexões com diversas velocidades, dispositivos e programas , hábitos e características dos usuários.

Fontes:
http://www.avellareduarte.com.br/projeto/producao/producao5/producao5aa.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Questionario


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