==ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO== \\ Questionário é uma técnica de investigação que contém questões apresentadas por escrito aos respondentes, cujo objetivo é propiciar determinado conhecimento ao pesquisador. É um instrumento de recolha de informação. \\ VANTAGENS\\ Possibilita atingir grande número de pessoas de diversas localizações geográficas com baixo custo;\\ Garante o anonimato das respostas (às vezes se identificada, a pessoa não quer responder);\\ Permite que as pessoas o respondam no momento que lhes pareça mais apropriado;\\ Não expõe os pesquisados à influência do pesquisador. \\ LIMITAÇÕES\\ Exclui pessoas analfabetas;\\ Impede o auxílio ao pesquisado quando este não entende determinada pergunta;\\ Impede o conhecimento das circunstâncias em que o questionário foi respondido;\\ Não oferece garantia de que a maioria das pessoas devolvam-no preenchido completamente;\\ Proporciona resultados muito críticos em relação à objetividade. \\ CONSTRUÇÃO\\ Não existe uma metodologia padrão para o projeto de questionários, porém existem recomendações de diversos autores com relação a essa importante tarefa no processo de pesquisa. A elaboração das questões terá grande influência nos resultados que serão obtidos, por isso, são importantes alguns cuidados.\\ As perguntas podem ser classificadas quanto a sua forma da seguinte maneira:\\ Perguntas abertas: o interrogado responde com suas próprias palavras e, por isso, são difíceis de tabular e analisar; Exemplo: Qual sua opinião sobre a merenda escolar da sua escola? _____________________________________________________ Perguntas fechadas: englobam todas as respostas possíveis, sendo melhor de tabular; Exemplo: Como você classificaria a merenda escolar de sua escola? ( )Péssima ( )Ruim ( )Regular ( )Boa ( )Ótima Perguntas duplas: reúne perguntas abertas e fechadas. Exemplo: Como você classificaria a merenda escolar de sua escola?Justifique. ( )Péssima ( )Ruim ( )Regular ( )Boa ( )Ótima Justificativa:___________________________________ \\ ESCOLHA DAS PERGUNTAS\\ Algumas regras devem ser obedecidas para a escolha das perguntas:\\ Incluir apenas perguntas relacionadas com o problema pesquisado;\\ Não incluir perguntas cujas respostas podem ser obtidas por meios mais precisos; Exemplo: se quiser saber quantas vezes no ano o respondente vai ao cinema, pergunta-se: Quantas vezes você vai ao cinema no mês? Assim fica mais fácil pra ele responder, se o pesquisador deseja realmente saber o valor anual é só multiplicar por 12. \\ Tentar fazer perguntas que facilitem na hora de tabular e analisar as respostas, ou seja, perguntas fechadas;\\ Incluir perguntas que podem ser respondidas sem maiores dificuldades. \\ FORMULAÇÃO DAS PERGUNTAS\\ Cuidados especiais na elaboração das perguntas:\\ Formuladas de maneira clara, concreta e precisa;\\ Considerar o sistema de referência e de informação do interrogado;\\ A pergunta deve possibilitar uma única interpretação;\\ A pergunta não deve sugerir respostas;\\ As perguntas devem tratar de uma única idéia.(exemplo e contra) \\ NÚMERO DE PERGUNTAS\\ Para se definir o número adequado de perguntas é necessário considerar o interesse do respondente pelo tema pesquisado. Alguns estudiosos sugerem como máximo o número de 30 perguntas. ORDEM DAS PERGUNTAS\\ Deve-se evitar que a ordem das perguntas possa sugerir um contágio de respostas, ou seja, evitar que a resposta da pergunta anterior possa influir na resposta da pergunta posterior.\\ Também é importante evitar a mudança brusca de temas em questões subsequentes. \\ DEFORMAÇÕES\\ Existem mecanismos de defesa social que alguns indivíduos utilizam a fim de se protegerem quando se sentem ameaçados e que podem influenciar no momento de responder ao questionário. \\ As principais deformações são:\\ Defesa de fachada: quando o respondente pensa estar correndo o risco de ser julgado, reage oferecendo respostas defensivas, estereotipadas ou socialmente desejáveis, escondendo suas percepções reais. Para reduzir este efeito, recomenda-se iniciar o questionário com perguntas com baixo risco de provocar esse tipo de resposta;\\ Defesa contra pergunta personalizada: perguntas que iniciam com "Na sua opinião..." ou "O que você pensa a respeito de ..." ou outra semelhante pode causar respostas de fuga. Evita-se isto iniciando o questionário com este tipo de perguntas e utilizando maneiras indiretas para tratar de termos delicados;\\ Efeito das palavras estereotipadas: ocorre quando usamos palavras tais como nazismo, homossexual e outras que provocam reações diversas nas pessoas. Previne-se não usando-as;\\ Influência de personalidades de destaque: quando utilizamos nomes de pessoas de destaque nos questionários, podemos causar anomalias nas respostas como reação a esses nomes. Aconselha-se não utilizar referência a pessoas que possam causar antipatia, desprezo ou outra reação, ou seja, pense em todas as pessoas que podem responder o questionário. \\ ESTRUTURA DO QUESTIONÁRIO\\ Basicamente o questionário é estruturado em: (achar modelinho)\\ Instruções de preenchimento;\\ Introdução ao questionário;\\ Perguntas. \\ Questionário de teste\\ Antes da aplicação dos questionários é necessário a realização de um teste, para verificar sua eficiência e possíveis melhorias.\\ Não existe uma metodologia padrão para o projeto de questionários, porém existem recomendações de diversos autores com relação a essa importante tarefa no processo de pesquisa científica Alguns procedimentos que devem ser realizados nos questionários de teste:\\ Explicar claramente o propósito do teste, como será realizado e deixar claro o que está sendo testado;\\ Se necessário, adaptar algumas perguntas à situação (gênero, idade, formação, tempo disponível para as respostas);\\ Evitar perguntas que sejam respondidas com "sim" ou "não" ou que tenham múltiplos sentidos, pois não proveem muitas informações;\\ Exemplo: Ao invés de perguntar: Você gosta da estrutura de sua escola? Pergunta-se: Como você julga a estrutura de sua escola? ( )Péssima ( )Ruim ( )Regular ( )Boa ( )Ótima Manter os participantes concentrados na tarefa a realizar, evitando dispersões e conversas sobre outros assuntos;\\ Anotar as ações observadas e comportamentos mais importantes, para avaliação posterior;\\ Ficar especialmente atento ao uso de palavras e expressões utilizadas para a localização de informações;\\ Rever e refazer anotações depois de cada sessão. Algumas tarefas ou a formulação de questões podem precisar de adaptações. Novas questões podem ser adicionadas e outras, suprimidas. As inserções devem ser anotadas e, se possível, reimpressas, para manter a consistência dos registros. \\ Curiosidade\\ Aplicação de questionário via Web Para aplicar questionários de teste via Web com condições próximas às dos usuários reais, deve-se considerar diferentes situações de uso, como horas de acesso, conexões com diversas velocidades, dispositivos e programas , hábitos e características dos usuários. Fontes: \\ http://www.avellareduarte.com.br/projeto/producao/producao5/producao5aa.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Questionario