CE-209: Inferência Estatística I

CE-209: Inferência Estatística I

Detalhes da oferta da disciplina

  1. Período: primeiro semestre de 2011
  2. Professor Responsável:
  3. Horário e Local:
    • Terças: 21:45 - PA03
    • Quintas: 19:00 - PF15
    • Data importantes:
      • 01/03/2011 - Início das aulas
      • 26/06/2011 - Último dia letivo do 2o semestre
      • 04/07 a 09/07/2011 - Período de exames finais
      • Calendário completo: Resolução 71/10 do CEPE que estabelece o calendário para ano de 2011 (formato PDF)
  4. Avaliação: serão realizadas três avaliações
    • (30pts) 1a Avaliação: 12/04
    • (30pts) 2a Avaliação: 17/05
    • (30pts) 3a Avaliação: 16/06 - exercicio pratico atualizado, entregar dia 28/06
    • (10pts) Listas de exercícios
  1. Arquivos das avaliações - av1, av2, av3, AVS
  2. Resultados das Avaliações Resultados das avaliações
  3. Horários de atendimento do professor : Terças e Quintas, 17:30 - 19:00, LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação), prédio anexo ao prédio da administração do centro politécnico, andar superior (espaço do antigo salão de provas)

Programa/Objetivos da Disciplina

O objetivo desta disciplina é introduzir conceitos e algumas técnicas de Inferência Estatística

Programa: Amostragem e distribuição amostrais. Estimação paramétrica pontual. Métodos de Estimação. Propriedades dos estimadores, Estimação não viciada, Invariância na locação e escala. Estimador de Bayes. Propriedades ótimas da estimação por máxima verossimilhança.

Referências Bibliográficas

Outras Referências Bibliográficas

Materiais do Curso

  1. Apostilas
  2. Relações entre as distribuições aqui
  3. Histórico das aulas do curso com as datas, conteúdo abordado e atividades recomendadas

ATENÇÃO: estes arquivos/página poderão ser atualizados durante o curso.

Outros Semestres

1o semestre de 2003

Programas computacionais

O curso não prevê conteúdo computacional. Entretanto todo o conteúdo abordado pode ser tratado computacionalmente por planilhas eletrônicas (como por exemplo o OpenOffice/BrOffice) ou programas estatístico. O uso de programas computacionais pode auxiliar (e muito!) o entendimento do conteúdo do curso e não será parte da avaliação do curso.

Espaço Aberto

Página aberta para conversas, troca de informações, discussões e interações entre participantes do curso.