====== CE-091 -- Primeiro semestre de 2017 ====== No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso. \\ São indicados os Capítulos e Sessões correspondentes nas referências bibliográficas, bem como os exercícios sugeridos. Veja ainda depois da tabela as **Atividades Complementares**. \\ **Observação sobre exercícios recomendados** os exercícios indicados são compatíveis com o nível e conteúdo do curso. \\ Se não puder fazer todos, escolha alguns entre os indicados. ===== Conteúdos das Aulas ===== ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Tópico ^ | 24/02 |Introdução ao curso (Prof Cesar) | | [[#24/02|Ver abaixo]] | | 03/03 |Discussão geral e introdutória sobre metodologia de pesquisa e pesquisas que envolvem estatística. | | [[#03/03|Ver abaixo]] | | 10/03 |Não houve aula - professor doente | | | | 17/03 |Discussão sobre objetivos de LAB A e B, formato do TCC e apresentação. Discussão sobre Leitura baseada em Marcone e Lakatos. Discussão de texto: Cap 1 de Box, Hunter e Hunter | | [[#17/03|Ver abaixo]] | | 24/03 |Parte 1: Mendeley - gereciamento de referências bibliográficas. Parte 2: Discussão do vídeo do Hans Roslings | | [[#24/03|Ver abaixo]] | | 31/03 |I. Leitura de artigos em 3 diferentes níveis de profundidade. Preparação para LAB-A. II. Apresentação de trabalhos - comentários introdutórios e gerais. III. Discussão dos Capítulos de Hilborn e Mangel | | [[#31/03|Ver abaixo]] | |14/05 |Feriado | | | |21/05 |Feriado | | | |28/05 |Sem aula. Paralização na UFPR e transportes | | | |05/05 |Métodos de pesquisa - uma visão não apenas acadêmica (Prof Eduardo). Discussão sobre atividades e planejamento do curso | | [[#05/05|Ver abaixo]] | |12/05 |1a prova | | | |19/05 |Fundamentos de pesquisa reproduzível + Apresentação e discussão de trabalhos (2) | | | |26/05 |Apresentação e discussão de trabalhos (4) | | | |02/06 |Apresentação e discussão de trabalhos (3) | | | |09/06 |Semanest | | | |16/06 |Recesso UFPR | | | |23/06 | | | | === 24/02 === * [[https://www.ted.com/talks/hans_rosling_shows_the_best_stats_you_ve_ever_seen?language=pt-br|Vídeo para discussão]] na próxima aula * [[http://www.inf.ufsc.br/~marcelo.menezes.reis/Aula01CPGCC.pdf|Apresentação do Prof. Marcelo M. Reis]] para discussão na próxima aula * O que são os processos "indutivos" e "dedutivos" na pesquisa científica? === 03/03 === * Texto para discussão na próxima aula: Capítulo I de Box, Hunter & Hunter, Statistics for experimenters. Wiley. (2a edição) === 17/03 === * Verificar na página do curso instruções sobre TCC. * Buscar algum TCC e verificar a formatação do mesmo. * Verificar as normas da ABNT para elaboração * [[http://www.leg.ufpr.br/~paulojus/CE091/MTC-01Leitura.html|Apresentação sobre leitura vista na aula]] * Leitura seguinte: [[http://cmq.esalq.usp.br/BIE5781/lib/exe/fetch.php?media=leituras:hilborn_chap1.pdf|Capítulo 1]] e [[http://cmq.esalq.usp.br/BIE5781/lib/exe/fetch.php?media=leituras:hilborn_chap2.pdf|Capítulo 2]] de Hilborn & Mangel (veja tb a página de [[http://ms.mcmaster.ca/~bolker/misc/ED-errata.html|errata do livro]]) \\ @book{10.2307/j.ctt24hqnx, ISBN = {9780691034973}, URL = {http://www.jstor.org/stable/j.ctt24hqnx}, abstract = {

The modern ecologist usually works in both the field and laboratory, uses statistics and computers, and often works with ecological concepts that are model-based, if not model-driven. How do we make the field and laboratory coherent? How do we link models and data? How do we use statistics to help experimentation? How do we integrate modeling and statistics? How do we confront multiple hypotheses with data and assign degrees of belief to different hypotheses? How do we deal with time series (in which data are linked from one measurement to the next) or put multiple sources of data into one inferential framework? These are the kinds of questions asked and answered byThe Ecological Detective.

Ray Hilborn and Marc Mangel investigate ecological data much as a detective would investigate a crime scene by trying different hypotheses until a coherent picture emerges. The book is not a set of pat statistical procedures but rather an approach. The Ecological Detective makes liberal use of computer programming for the generation of hypotheses, exploration of data, and the comparison of different models. The authors' attitude is one of exploration, both statistical and graphical. The background required is minimal, so that students with an undergraduate course in statistics and ecology can profitably add this work to their tool-kit for solving ecological problems.

}, author = {RAY HILBORN and MARC MANGEL}, publisher = {Princeton University Press}, title = {The Ecological Detective: Confronting Models with Data (MPB-28)}, year = {1997} }
=== 24/03 === * [[https://gitlab.c3sl.ufpr.br/walmes/mendeley-tutorial|Apresentação sobre o Mendeley ]] (Prof Walmes) === 23/03 === Para próxima aula: - Buscar materiais sobre apresentação de trabalhos e trazer para discussão em sala de aula - Preparação para continuar discussão de Caps 1 e 2 de Hilborn e Mengel === 05/05 === * {{ :disciplinas:ce091-2017-01:metodospesquisa-eduardo.pdf |Apresentação Prof. Eduardo}}