Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Diferenças

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
disciplinas:ce083-2012-01 [2012/05/11 18:50]
walmes
disciplinas:ce083-2012-01 [2012/10/18 21:19] (atual)
walmes
Linha 15: Linha 15:
   - **Avaliações:​** <​WRAP>​   - **Avaliações:​** <​WRAP>​
 ^ Atividade ^ Data ^ Pontuação ^ Conteúdo ^ Informações ^ ^ Atividade ^ Data ^ Pontuação ^ Conteúdo ^ Informações ^
-| 1a prova              |  ​**16/04**  ​| ​33 pontos | | | +| 1a prova              |  16/04  | 25 pontos | | | 
-| 2a prova              |  21/05  | 33 pontos | | | +| 1o trabalho ​          ​| ​ 16/04  | 12.5 pontos | | | 
-3a prova              ​|  ​18/06  ​| ​34 pontos | | | +| 2a prova              |  21/05  | 25 pontos | | | 
-| Final |  ​??  | -- |Todo conteúdo do curso  | |+2o trabalho ​          |  ​21/05  ​| ​12.5 pontos | | | 
 +| 3o trabalho ​          ​| ​ 17/10  | 25 pontos | | | 
 +| Final |  ​22/10  | -- |Todo conteúdo do curso  | |
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
   - **Horários de atendimento do professor :** Segundas e quartas, 16:30 - 17:30, LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação),​ prédio anexo ao prédio da administração do centro politécnico,​ andar superior (espaço do antigo salão de provas).   - **Horários de atendimento do professor :** Segundas e quartas, 16:30 - 17:30, LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação),​ prédio anexo ao prédio da administração do centro politécnico,​ andar superior (espaço do antigo salão de provas).
 +  - **Notas das avaliações**:​ {{http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​notas.pdf}}
  
  
Linha 144: Linha 147:
 |  qua 02/Mai (aula 16) | Intervalos de confiança e teste para a média de uma normal. | Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula16.R|aula16.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=l-cVkHgGDIY|Intervalo de confiança]],​ [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=nhCfm6Z2r84|Intervalo de confiança - probabilidade e estatística]]. | ? | |  qua 02/Mai (aula 16) | Intervalos de confiança e teste para a média de uma normal. | Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula16.R|aula16.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=l-cVkHgGDIY|Intervalo de confiança]],​ [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=nhCfm6Z2r84|Intervalo de confiança - probabilidade e estatística]]. | ? |
 |  seg 07/Mai | Não houve aula devido à participação do docente na 57º RBRAS. | ? | ? | |  seg 07/Mai | Não houve aula devido à participação do docente na 57º RBRAS. | ? | ? |
-|  qua 09/Mai (aula 17) | Intervalos de confiança e teste de hipótese para média, proporção e diferença de médias. **Trabalho 2 - instruções abaixo.** | Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula17.R|aula17.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=nrpx7bzU0gQ|Intervalo De Confianza Para Una Proporción]]. | ? | +|  qua 09/Mai (aula 17) | Intervalos de confiança e teste de hipótese para média, proporção e diferença de médias. **Trabalho 2 - instruções abaixo.** | Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula17.R|aula17.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=nrpx7bzU0gQ|Intervalo De Confianza Para Una Proporción]], [[http://​www.portalaction.com.br/​content/​2-intervalos-de-confian%C3%A7a|Portal Action - 4 - Intervalos de confiança]],​ [[http://​www.portalaction.com.br/​532-31-introdu%C3%A7%C3%A3o|Portal Action - 5 - Testes de hipótese]]. | ? | 
-|  seg 14/Mai | ? | [[http://​www.r-statistics.com/​2012/​01/​interactive-graphics-with-the-iplots-package-from-r-in-action/​|Interactive Graphics with the iplots Package (from "R in Action"​)]]. | ? | +|  seg 14/​Mai ​(aula 18) Dimensionamento de amostra e teste para a variância. | Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula18.R|aula18.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: ​| ? | 
-|  qua 16/Mai | ? | ? | +|  qua 16/Mai (aula 19) | Teste para variâncias,​ teste t amostras independentes e amostras pareadas, teste de aderência e independência. | Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula19.R|aula19.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: ? | ? | 
-|  seg 21/Mai | 2ª avaliação? | | +|  seg 21/Mai | 2ª avaliação. ​| [[http://​www.r-statistics.com/​2012/​01/​interactive-graphics-with-the-iplots-package-from-r-in-action/​|Interactive Graphics with the iplots Package (from "R in Action"​)]]. | ? | 
- qua 23/Mai ? | ? | ? | +|  qua 19/Set (aula 20) Importação de dados no formato texto, uso da função ''​read.table()''​. ​Rodar o script [[?]] e tomar conhecimento do conteúdos: [[http://​cran.r-project.org/​doc/​manuals/​R-data.html|R Data Import/​Export]],​ [[http://​www.youtube.com/​watch?v=zNYabgcv_KY|R Data Import from Text File]], [[http://www.youtube.com/​watch?v=jGPl8I6lSsM&​feature=related|Reading Data into R]], [[http://​www.r-tutor.com/​r-introduction/​data-frame/​data-import|Data Import]], [[http://​msenux.redwoods.edu/​math/​R/​ImportingData.php|Importing Data in R]], [[http://​www.statmethods.net/​input/​importingdata.html|Importing Data]]. ​| ? | 
-|  seg 28/Mai | +|  seg 24/Set (aula 21) Importação de dados, tarefas por grupos e gráficos da lattice. ​Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula21.R|aula21.R]] e tomar conhecimento do conteúdos: [[http://​stackoverflow.com/​questions/​3505701/​r-grouping-functions-sapply-vs-lapply-vs-apply-vs-tapply-vs-by-vs-aggrega|R Grouping functions]],​ [[http://​nsaunders.wordpress.com/​2010/​08/​20/​a-brief-introduction-to-apply-in-r/​|A brief introduction to '​apply'​ in R]], [[http://​plyr.had.co.nz/|plyr: The split-apply-combine strategy for R]], [[http://​www.cerebralmastication.com/​2009/​08/​a-fast-intro-to-plyr-for-r/​|A Fast Intro to PLYR for R]], [[http://​www.his.sunderland.ac.uk/​~cs0her/​Statistics/​UsingLatticeGraphicsInR.htm|Using Lattice Graphics in R]], [[http://​www.stat.auckland.ac.nz/​~paul/​RGraphics/​chapter4.pdf|Trellis Graphics: the Lattice Package]]. ​| ? | 
- qua 30/Mai ? | ? | +|  qua 26/Set (aula 22) Junção de dados e reorganização. ​Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula22.R|aula22.R]] e tomar conhecimento do conteúdos: [[http://​stackoverflow.com/​questions/​1299871/​how-to-join-data-frames-in-r-inner-outer-left-right|How to join data frames in R (inner, outer, left, right)?]], [[http://​novicemetrics.blogspot.com.br/​2011/​04/​merging-multiple-data-files-into-one.html|Merging Multiple Data Files into One Data Frame]], [[http://​rwiki.sciviews.org/​doku.php?id=tips:​data-frames:​merge|Merge data frames]]. ​| ? | 
-|  seg 04/Jun ? | ? | ? | +|  qua 01/Out (aula 23) Exportação de gráficos e tabelas. ​Rodar o script [[http://www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula23.R|aula23.R]] e tomar conhecimento do conteúdos: [[http://​www.statmethods.net/​input/​exportingdata.html|Exporting Data]], [[http://​rwiki.sciviews.org/​doku.php?id=tips:​graphics-misc:​export|Exporting R graphs - cross-platform solutions]],​ [[http://​www.packtpub.com/​article/​graphical-capabilities-of-r|Graphical Capabilities of R]], [[http://​blog.revolutionanalytics.com/​2009/​01/​10-tips-for-making-your-r-graphics-look-their-best.html|10 tips for making your R graphics look their best]]. ​| ? |
-|  qua 06/Jun ? | +
-|  seg 11/Jun | ? | ? | ? | +
-|  qua 13/Jun ? | ? | +
-|  seg 18/Jun | 3ª avaliação. | ? | ? | +
-|  qua 20/Jun | ? | ? | ? | +
-|  seg 25/Jun ? | ? | ? | +
-|  qua 27/Jun ? | ? | ? |+
  
 ===== Avaliações ===== ===== Avaliações =====
  
-Trabalho 1 - 20% da nota na primeira avaliação.+Trabalho 1
  
 <​code>​ <​code>​
Linha 246: Linha 242:
 </​code>​ </​code>​
  
-Trabalho 2 - 20% da nota na 2 segunda avaliação.+Trabalho 2
  
 {{http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​sabatina.pdf|Trabalho 2.pdf}} {{http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​sabatina.pdf|Trabalho 2.pdf}}
Linha 258: Linha 254:
 Enviar arquivo até às 17:30 h do dia 21/05. Enviar arquivo até às 17:30 h do dia 21/05.
  
 +Trabalho 3
 +
 +Análise descritiva de dados. Obter dados do portal {{www.ipeadata.gov.br}} **à nível de município** (registros de valores por município) e **abrangência Brasil**. Com os dados fazer:
 +  * Uma análise exploratória a nível de Brasil. Represente a distribuição de frequência por meio de gráficos e/ou tabelas, apresente medidas de posição, dispersão, separação. Discuta os gráficos e tabelas apresentados em todos os seus aspectos gerais e detalhes. Escreva sua redação como se estivesse realmente informando uma platéia não especializada em estatística.
 +  * Uma análise exploratória separada por estado. Apresente gráficos e tabelas que permitam vizualizar diferenças entres os estados, agrupar estados por similaridade. Discuta os casos extremos, os resultados dos gráficos e tabelas como se estivesse informando uma platéia não especializada em estatística.
 +  * Faça uma análise exploratória considerando a renda per capita média. Verifique o comportamento entre as duas variáveis, descreva a relação entre elas.
 +Em todas as etapas você irá usar o mesmo conjunto de dados. A lista dos dados e respectivo responsável está abaixo:
 +
 +^ Domínio ^ Tema ^ Tabela ^ Responsável ^
 +| Reginal | Agropecuária ​     | área plantada total | ? |
 +| Reginal | Agropecuária ​     | utilização das terras - matas e florestas naturais | Renato S. B. |
 +| Reginal | Produção ​         | despezas com atividades de comércio | ? |
 +| Reginal | Produção ​         | despezas com atividades de serviço | ? |
 +| Reginal | Segurança pública | número de omicídios | Fernando G. M. |
 +| Reginal | Segurança pública | número de suicídios | Simone R. |
 +| Reginal | Segurança pública | número de vítimas de acidente de trânsito | Wagner L. |
 +| Reginal | Geográfico ​       | área geográfica | Morlan |
 +| Social ​ | Asistência social | programa bolsa família - número de bolsas em Dezembro | Letícia P. O. |
 +| Social ​ | Demografia ​       | professores do fundamental residentes com curso superior completo | Zheng |
 +| Social ​ | Demografia ​       | taxa de fecundidade | José E. L. |
 +| Social ​ | Demografia ​       | esperança de vida ao nascer | Paula A. Z. |
 +| Social ​ | Demografia ​       | probabilidade de sobreviver até 40 anos | ? |
 +| Social ​ | Demografia ​       | mortalidade até 5 anos | Vanessa S. |
 +| Social ​ | Habitação ​        | domicílios com carro - pessoas | Michele |
 +| Social ​ | Habitação ​        | domicílios com energia elétrica - pessoas | Juliana |
 +| Social ​ | Habitação ​        | domicílios com instalação adequada de esgoto - pessoas | ? |
 +| Social ​ | Emprego ​          | taxa de participação | Jefferson N. |
 +| Social ​ | Emprego ​          | população ocupada | ? |
 +| Social ​ | Saúde ​            | enfermeiros residentes com curso superior | ? |
 +| Social ​ | Renda             | renda famíliar per capita média | <fc #​FF0000>​TODOS</​fc>​ |
 +
 +Você deverá entregar para avaliação:​
 +  * Um script R com o passo a passo, incluindo comandos e com comentários,​ desde a importação do arquivo de dados à geração de gráficos e tabelas que serão usados na sua discussão.
 +  * Um documento de texto (editado em Word, Writer, Latex ou qualquer outro) enviado em formato PDF contendo elementos da sua análise de dados (informação em tabelas, gráficos e no texto) e principalmente,​ texto com discussão/​informação/​contextualização/​interpretação sobre a análise feita. Todo gráfico/​tabela apresentado deve ser discutido. Não esqueça de colocar a origem dos dados, as unidades de medida, o ano de referência. Gráficos e tabelas devem estar com rótulos de eixos/​linhas/​colunas em português, devem ser sequencialmente numerados dentro do texto e ter legendas que descrevam de forma breve o seu conteúdo.
 +  * O prazo limite para envio dos trabalhos é dia 17/10/2012 às 19:00.
  
  

QR Code
QR Code disciplinas:ce083-2012-01 (generated for current page)