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disciplinas:ce083-2012-01 [2012/05/02 12:05]
walmes
disciplinas:ce083-2012-01 [2012/10/18 21:19] (atual)
walmes
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   - **Avaliações:​** <​WRAP>​   - **Avaliações:​** <​WRAP>​
 ^ Atividade ^ Data ^ Pontuação ^ Conteúdo ^ Informações ^ ^ Atividade ^ Data ^ Pontuação ^ Conteúdo ^ Informações ^
-| 1a prova              |  ​**16/04**  ​| ​33 pontos | | | +| 1a prova              |  16/04  | 25 pontos | | | 
-| 2a prova              |  ​14/05  | 33 pontos | | | +| 1o trabalho ​          ​| ​ 16/04  | 12.5 pontos | | | 
-3a prova              ​|  ​18/06  ​| ​34 pontos | | | +| 2a prova              |  ​21/05  | 25 pontos | | | 
-| Final |  ​??  | -- |Todo conteúdo do curso  | |+2o trabalho ​          |  ​21/05  ​| ​12.5 pontos | | | 
 +| 3o trabalho ​          ​| ​ 17/10  | 25 pontos | | | 
 +| Final |  ​22/10  | -- |Todo conteúdo do curso  | |
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
   - **Horários de atendimento do professor :** Segundas e quartas, 16:30 - 17:30, LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação),​ prédio anexo ao prédio da administração do centro politécnico,​ andar superior (espaço do antigo salão de provas).   - **Horários de atendimento do professor :** Segundas e quartas, 16:30 - 17:30, LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação),​ prédio anexo ao prédio da administração do centro politécnico,​ andar superior (espaço do antigo salão de provas).
 +  - **Notas das avaliações**:​ {{http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​notas.pdf}}
  
  
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 |  qua 18/Abr (aula 13) | Visualizando interativamente as distribuições de probabilidade,​ aplicações das distribuições de probabilidade na modelagem de dados. | Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula13.R|aula13.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://​www.jstatsoft.org/​v17/​i09/​paper|rpanel:​ Simple Interactive Controls for R Functions Using the tcltk Package]], [[http://​blog.wissenmachtschoen.de/?​p=379|Finger Exercise: Throwing two Dice in R using the rpanel Package]], [[http://​www.r-bloggers.com/​variogram-fit-with-rpanel/​|Variogram fit with RPanel]]. | ? | |  qua 18/Abr (aula 13) | Visualizando interativamente as distribuições de probabilidade,​ aplicações das distribuições de probabilidade na modelagem de dados. | Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula13.R|aula13.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://​www.jstatsoft.org/​v17/​i09/​paper|rpanel:​ Simple Interactive Controls for R Functions Using the tcltk Package]], [[http://​blog.wissenmachtschoen.de/?​p=379|Finger Exercise: Throwing two Dice in R using the rpanel Package]], [[http://​www.r-bloggers.com/​variogram-fit-with-rpanel/​|Variogram fit with RPanel]]. | ? |
 |  seg 23/Abr (aula 14) | Distribuição amostral e teorema do limite central. | Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula14.R|aula14.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=YGhL0ltpuo0|VPS0126 - Aula Prática 04 - Teorema do Limite Central]],​[[http://​www.youtube.com/​watch?​v=FcDcJnw00hk|Bioestadística - Teorema del límite central]], [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=NLHbuBDnjlA|Distribución normal -  Teorema central del límite]], [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=LfgPmKTdUsE|Introductory Statistics - Chapter 6: Sampling distributions]],​ [[]] | ? | |  seg 23/Abr (aula 14) | Distribuição amostral e teorema do limite central. | Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula14.R|aula14.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=YGhL0ltpuo0|VPS0126 - Aula Prática 04 - Teorema do Limite Central]],​[[http://​www.youtube.com/​watch?​v=FcDcJnw00hk|Bioestadística - Teorema del límite central]], [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=NLHbuBDnjlA|Distribución normal -  Teorema central del límite]], [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=LfgPmKTdUsE|Introductory Statistics - Chapter 6: Sampling distributions]],​ [[]] | ? |
-|  qua 25/Abr (aula 15) | Distribuição amostral da proporção,​ da variância, da razão entre duas variâncias e da diferença de duas médias, erro tipo I e tipo II. | Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula14.R|aula14.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=9Yssla6diP0|Error Tipo I & II - alfa - beta - PODER]], [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=cYSWhBZ362Y|Nivel de significancia,​ Error tipo I, p-valor]], [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=iz1sfne1cNA|Learn to understand Hypothesis Testing For Type I and Type II]], [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=dsdYqvhzDgY&​feature=related|Valor de P y significación estadística]]. | ? | +|  qua 25/Abr (aula 15) | Distribuição amostral da proporção,​ da variância, da razão entre duas variâncias e da diferença de duas médias, erro tipo I e tipo II. | Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula15.R|aula15.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=9Yssla6diP0|Error Tipo I & II - alfa - beta - PODER]], [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=cYSWhBZ362Y|Nivel de significancia,​ Error tipo I, p-valor]], [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=iz1sfne1cNA|Learn to understand Hypothesis Testing For Type I and Type II]], [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=dsdYqvhzDgY&​feature=related|Valor de P y significación estadística]]. | ? | 
-|  seg 30/Abr | | ? | ? | +|  seg 30/Abr | Não houve aula devido ao feriado do dia do trabalho. ​| ? | ? | 
-|  qua 02/Mai | | [[http://​www.r-statistics.com/2012/01/interactive-graphics-with-the-iplots-package-from-r-in-action/|Interactive Graphics with the iplots Package (from "R in Action"​)]]. | ? | +|  qua 02/​Mai ​(aula 16) Intervalos de confiança e teste para a média de uma normal. ​Rodar o script ​[[http://​www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2012-01/ce083-2012-01-aula16.R|aula16.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=l-cVkHgGDIY|Intervalo de confiança]],​ [[http://​www.youtube.com/​watch?​v=nhCfm6Z2r84|Intervalo de confiança - probabilidade e estatística]]. | ? | 
-|  seg 07/Mai | 57º RBRAS | ? | ? | +|  seg 07/Mai | Não houve aula devido à participação do docente na 57º RBRAS| ? | ? | 
-|  qua 09/Mai | 57º RBRAS | ? | ? | +|  qua 09/​Mai ​(aula 17) Intervalos de confiança e teste de hipótese para média, proporção e diferença de médias. **Trabalho 2 - instruções abaixo.** ​Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula17.R|aula17.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: [[http://​www.youtube.com/​watch?v=nrpx7bzU0gQ|Intervalo De Confianza Para Una Proporción]],​ [[http://​www.portalaction.com.br/​content/​2-intervalos-de-confian%C3%A7a|Portal Action - 4 - Intervalos de confiança]],​ [[http://​www.portalaction.com.br/​532-31-introdu%C3%A7%C3%A3o|Portal Action - 5 - Testes de hipótese]]. ​| ? | 
-|  seg 14/Mai | 2a avaliação ​| ? | ? | +|  seg 14/​Mai ​(aula 18) Dimensionamento de amostra e teste para a variância. ​Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula18.R|aula18.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: ​? | ? | 
-|  qua 16/Mai | | ? | ? | +|  qua 16/​Mai ​(aula 19) Teste para variâncias,​ teste t amostras independentes e amostras pareadas, teste de aderência e independência. ​Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula19.R|aula19.R]] tomar conhecimento dos conteúdos: ​? | ? | 
-|  seg 21/Mai | | ? | +|  seg 21/Mai | 2ª avaliação. ​[[http://​www.r-statistics.com/​2012/​01/​interactive-graphics-with-the-iplots-package-from-r-in-action/​|Interactive Graphics with the iplots Package (from "R in Action"​)]]. ​| ? | 
-|  qua 23/Mai | ? | ? | +|  qua 19/Set (aula 20) Importação de dados no formato texto, uso da função ''​read.table()''​. ​Rodar o script [[?]] e tomar conhecimento do conteúdos: [[http://​cran.r-project.org/​doc/​manuals/​R-data.html|R Data Import/​Export]],​ [[http://​www.youtube.com/​watch?v=zNYabgcv_KY|R Data Import from Text File]], [[http://​www.youtube.com/​watch?v=jGPl8I6lSsM&​feature=related|Reading Data into R]], [[http://​www.r-tutor.com/​r-introduction/​data-frame/​data-import|Data Import]], [[http://​msenux.redwoods.edu/​math/​R/​ImportingData.php|Importing Data in R]], [[http://​www.statmethods.net/​input/​importingdata.html|Importing Data]]. ​| ? | 
-|  seg 28/Mai | ? | | +|  seg 24/Set (aula 21) Importação de dados, tarefas por grupos e gráficos da lattice. ​Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula21.R|aula21.R]] e tomar conhecimento do conteúdos: [[http://​stackoverflow.com/​questions/​3505701/​r-grouping-functions-sapply-vs-lapply-vs-apply-vs-tapply-vs-by-vs-aggrega|R Grouping functions]],​ [[http://​nsaunders.wordpress.com/​2010/​08/​20/​a-brief-introduction-to-apply-in-r/​|A brief introduction to '​apply'​ in R]], [[http://​plyr.had.co.nz/|plyr: The split-apply-combine strategy for R]], [[http://​www.cerebralmastication.com/​2009/​08/​a-fast-intro-to-plyr-for-r/​|A Fast Intro to PLYR for R]], [[http://​www.his.sunderland.ac.uk/​~cs0her/​Statistics/​UsingLatticeGraphicsInR.htm|Using Lattice Graphics in R]], [[http://​www.stat.auckland.ac.nz/​~paul/​RGraphics/​chapter4.pdf|Trellis Graphics: the Lattice Package]]. ​| ? | 
-|  qua 30/Mai ? | ? | ? | +|  qua 26/Set (aula 22) Junção de dados e reorganização. ​Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula22.R|aula22.R]] e tomar conhecimento do conteúdos: [[http://​stackoverflow.com/​questions/​1299871/​how-to-join-data-frames-in-r-inner-outer-left-right|How to join data frames in R (inner, outer, left, right)?]], [[http://​novicemetrics.blogspot.com.br/​2011/​04/​merging-multiple-data-files-into-one.html|Merging Multiple Data Files into One Data Frame]], [[http://​rwiki.sciviews.org/​doku.php?id=tips:​data-frames:​merge|Merge data frames]]. ​| ? | 
-|  seg 04/Jun | +|  qua 01/Out (aula 23) Exportação de gráficos e tabelas. ​Rodar o script [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​ce083-2012-01-aula23.R|aula23.R]] e tomar conhecimento do conteúdos: [[http://​www.statmethods.net/​input/​exportingdata.html|Exporting Data]], [[http://​rwiki.sciviews.org/​doku.php?id=tips:​graphics-misc:​export|Exporting R graphs - cross-platform solutions]],​ [[http://​www.packtpub.com/​article/​graphical-capabilities-of-r|Graphical Capabilities of R]], [[http://​blog.revolutionanalytics.com/​2009/​01/​10-tips-for-making-your-r-graphics-look-their-best.html|10 tips for making your R graphics look their best]]. ​| ? | 
- qua 06/Jun ? | +
-|  seg 11/Jun ? | ? | ? | +
-|  qua 13/Jun | +
-|  seg 18/Jun | 3a avaliação ​| ? | ? | +
-|  qua 20/Jun ? | ? | +
-|  seg 25/Jun | ? | ? | ? | +
-|  qua 27/Jun ? | ? | ? |+
 ===== Avaliações ===== ===== Avaliações =====
  
-Trabalho 1 - 20% da nota na primeira avaliação.+Trabalho 1
  
 <​code>​ <​code>​
Linha 243: Linha 240:
 walmes<​at>​ufpr.br,​ no campo assunto escrever "ce083 - trabalho 1". walmes<​at>​ufpr.br,​ no campo assunto escrever "ce083 - trabalho 1".
 Enviar arquivo até às 17:30 h do dia 18/04. Enviar arquivo até às 17:30 h do dia 18/04.
- 
 </​code>​ </​code>​
 +
 +Trabalho 2
 +
 +{{http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2012-01/​sabatina.pdf|Trabalho 2.pdf}}
 +
 +Entregar script R com para um dos itens de 1 à 4 de cada questão. O sorteio dos itens está dentro do documento.
 +O Script deve conter cabeçalho com nome do acadêmico e grr.
 +Enviar arquivos com nome seguindo padrão "​ce083_meu_grr.R",​ exemplo, GRR 20041394
 +vai ficar "​ce083_20041394.R"​ (o nome do arquivo deve ser obrigatoriamente nesse formato,
 +e deve ser de extensão R (executável),​ não em txt, doc, outro. Enviar arquivo para
 +walmes<​at>​ufpr.br,​ no campo assunto escrever "ce083 - trabalho 2".
 +Enviar arquivo até às 17:30 h do dia 21/05.
 +
 +Trabalho 3
 +
 +Análise descritiva de dados. Obter dados do portal {{www.ipeadata.gov.br}} **à nível de município** (registros de valores por município) e **abrangência Brasil**. Com os dados fazer:
 +  * Uma análise exploratória a nível de Brasil. Represente a distribuição de frequência por meio de gráficos e/ou tabelas, apresente medidas de posição, dispersão, separação. Discuta os gráficos e tabelas apresentados em todos os seus aspectos gerais e detalhes. Escreva sua redação como se estivesse realmente informando uma platéia não especializada em estatística.
 +  * Uma análise exploratória separada por estado. Apresente gráficos e tabelas que permitam vizualizar diferenças entres os estados, agrupar estados por similaridade. Discuta os casos extremos, os resultados dos gráficos e tabelas como se estivesse informando uma platéia não especializada em estatística.
 +  * Faça uma análise exploratória considerando a renda per capita média. Verifique o comportamento entre as duas variáveis, descreva a relação entre elas.
 +Em todas as etapas você irá usar o mesmo conjunto de dados. A lista dos dados e respectivo responsável está abaixo:
 +
 +^ Domínio ^ Tema ^ Tabela ^ Responsável ^
 +| Reginal | Agropecuária ​     | área plantada total | ? |
 +| Reginal | Agropecuária ​     | utilização das terras - matas e florestas naturais | Renato S. B. |
 +| Reginal | Produção ​         | despezas com atividades de comércio | ? |
 +| Reginal | Produção ​         | despezas com atividades de serviço | ? |
 +| Reginal | Segurança pública | número de omicídios | Fernando G. M. |
 +| Reginal | Segurança pública | número de suicídios | Simone R. |
 +| Reginal | Segurança pública | número de vítimas de acidente de trânsito | Wagner L. |
 +| Reginal | Geográfico ​       | área geográfica | Morlan |
 +| Social ​ | Asistência social | programa bolsa família - número de bolsas em Dezembro | Letícia P. O. |
 +| Social ​ | Demografia ​       | professores do fundamental residentes com curso superior completo | Zheng |
 +| Social ​ | Demografia ​       | taxa de fecundidade | José E. L. |
 +| Social ​ | Demografia ​       | esperança de vida ao nascer | Paula A. Z. |
 +| Social ​ | Demografia ​       | probabilidade de sobreviver até 40 anos | ? |
 +| Social ​ | Demografia ​       | mortalidade até 5 anos | Vanessa S. |
 +| Social ​ | Habitação ​        | domicílios com carro - pessoas | Michele |
 +| Social ​ | Habitação ​        | domicílios com energia elétrica - pessoas | Juliana |
 +| Social ​ | Habitação ​        | domicílios com instalação adequada de esgoto - pessoas | ? |
 +| Social ​ | Emprego ​          | taxa de participação | Jefferson N. |
 +| Social ​ | Emprego ​          | população ocupada | ? |
 +| Social ​ | Saúde ​            | enfermeiros residentes com curso superior | ? |
 +| Social ​ | Renda             | renda famíliar per capita média | <fc #​FF0000>​TODOS</​fc>​ |
 +
 +Você deverá entregar para avaliação:​
 +  * Um script R com o passo a passo, incluindo comandos e com comentários,​ desde a importação do arquivo de dados à geração de gráficos e tabelas que serão usados na sua discussão.
 +  * Um documento de texto (editado em Word, Writer, Latex ou qualquer outro) enviado em formato PDF contendo elementos da sua análise de dados (informação em tabelas, gráficos e no texto) e principalmente,​ texto com discussão/​informação/​contextualização/​interpretação sobre a análise feita. Todo gráfico/​tabela apresentado deve ser discutido. Não esqueça de colocar a origem dos dados, as unidades de medida, o ano de referência. Gráficos e tabelas devem estar com rótulos de eixos/​linhas/​colunas em português, devem ser sequencialmente numerados dentro do texto e ter legendas que descrevam de forma breve o seu conteúdo.
 +  * O prazo limite para envio dos trabalhos é dia 17/10/2012 às 19:00.
 +
 +
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