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Diferenças

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disciplinas:ce071-2014-01 [2014/04/14 19:40]
walmes
disciplinas:ce071-2014-01 [2014/06/17 14:46] (atual)
walmes
Linha 1: Linha 1:
 ====== CE-071: Análise de Regressão Linear ====== ====== CE-071: Análise de Regressão Linear ======
 +
 +<WRAP center round important 60%>
 +<fs large><​fc #​FF0000>​EXAME FINAL</​fc>​ no dia 16/07, 19h00 no LABEST.
 +Todo o conteúdo da disciplina.
 +O aluno pode usar computador próprio.
 +</fs>
 +</​WRAP>​
  
 {{ http://​www.visualreporting.dk/​en/​images/​r-project-consultant.png?​480|}} {{ http://​www.visualreporting.dk/​en/​images/​r-project-consultant.png?​480|}}
Linha 20: Linha 27:
 {{url>​http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce071-2014-01/​ 800px, 600px center}} {{url>​http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce071-2014-01/​ 800px, 600px center}}
  
-==== Histórico das Aulas do Curso ==== +/* ==== Histórico das Aulas do Curso ==== */ 
 +/*
 Abaixo o histórico de atividades realizadas em classe e atividades extra classe aplicadas. Abaixo o histórico de atividades realizadas em classe e atividades extra classe aplicadas.
   - 10/02:   - 10/02:
Linha 64: Linha 71:
     * Estudo sobre o preço de veículos em função da quilometragem e tipo de câmbio;     * Estudo sobre o preço de veículos em função da quilometragem e tipo de câmbio;
     * Especificação e testes de hipóteses entre modelos aninhados.     * Especificação e testes de hipóteses entre modelos aninhados.
-  - 31/03 +  - 31/03
-  - 02/04 +    * Ajuste do modelo e previsão de valores; 
-  - 07/04 +    * Intervalos de confiança e intervalos de predição. 
-  - 09/04 +  - 02/04
-  - 14/04 +    * Análise dos pressupostos do modelo; 
-  - 16/04 +    * Medidas de influência;​ 
-  - 21/04 +    * Tipos de resíduos (crus, padronizados,​ studentizados);​ 
-  - 23/04 +    * DFfits, DFbetas e distância de Cook; 
-  - 28/04 +  - 07/04
-  - 30/04 +    * Análise dos resíduos e medidas de influência;​ 
-  - 05/05 +    * Prática de regressão linear múltipla com o R; 
-  - 07/05 +    * Estudo sobre o preço de relógios antigos; 
-  - 12/05 +    * Estudo sobre o salário de trabalhadores sociais. 
-  - 14/05 +  - 09/04
-  - 19/05 +    * Medidas de colinearidade;​ 
-  - 21/05 +    * Fator de inflação da variância. 
-  - 26/05 +  - 14/04
-  - 28/05 +    * Polinômios ortogonais;​ 
-  - 02/06 +    * Centralização das variáveis;​ 
-  - 04/06 +    * Prática de regressão linear múltipla com o R; 
-  - 09/06 +    * Estudo sobre nível de ddt em peixes; 
-  - 11/06 +    * Estudo sobre o gasto em consumo de alimentos por família. 
-  - 16/06 +  - 16/04: 
-  - 18/06 +    * Seleção de variáveis;​ 
-  - 23/06 +    * Seleção forward, backwad e stepwise baseados em critérios de informação (AIC e BIC); 
-  - 25/06+  - 23/04
 +    * Prática de regressão linear múltipla com o R; 
 +    * Estudo sobre a qualidade de vinhos; 
 +    * Estudo sobre o salario de executivos. 
 +  - 28/04: 
 +    * Variáveis categóricas no modelo de regressão; 
 +    * Estudo das interações. 
 +  - 07/05
 +    * Introdução aos modelos de regressão não linear; 
 +    * Aspectos motivacionais práticos e diferenças para o modelo linear; 
 +    * Especificação,​ ajuste, diagnóstico e interpretação. 
 +  - 12/05
 +    * Regiões de confiança em modelos de regressão;​ 
 +    * Relações entre a região de confiança e a matriz de covariância dos parâmetros;​ 
 +    * Tipos de testes: razão de verossimilhanças e Wald; 
 +    * Tipos de intervalo de confiança: baseados na verossilhança e de Wald. 
 +  - 14/05
 +    * Teste de hipótese;​ 
 +    * Bandas de confiança;​ 
 +    * Medidas de diagnóstico. 
 +  - 19/05
 +    * Ajuste de modelos não lineares com variáveis independentes categórias. 
 +  - 21/05: 
 +    * Comparação de modelos não lineares; 
 +    * Parametrizações. 
 +  - 02/06
 +    * Apresentação de seminários. 
 +  - 04/06: 
 +    * Apresentação de seminários. 
 +*/
  
 ==== Links úteis ==== ==== Links úteis ====
  
 +=== Cursos, dados e scripts sobre Regressão Linear ===
   * {{http://​www.ats.ucla.edu/​stat/​sas/​examples/​chp/​|Regression Analysis by Example, by Chatterjee, Hadi and Price}}: scripts;   * {{http://​www.ats.ucla.edu/​stat/​sas/​examples/​chp/​|Regression Analysis by Example, by Chatterjee, Hadi and Price}}: scripts;
   * {{http://​www.ats.ucla.edu/​stat/​sas/​examples/​chp/​chpsas_dl.htm|Regression Analysis by Example, by Chatterjee, Hadi and Price}}: dados em txt;   * {{http://​www.ats.ucla.edu/​stat/​sas/​examples/​chp/​chpsas_dl.htm|Regression Analysis by Example, by Chatterjee, Hadi and Price}}: dados em txt;
Linha 99: Linha 136:
   * {{http://​www.stat.ufl.edu/​~winner/​Regression_Examples.html|Regression Examples}}: dados e scripts de análises em R e $A$;   * {{http://​www.stat.ufl.edu/​~winner/​Regression_Examples.html|Regression Examples}}: dados e scripts de análises em R e $A$;
  
 +=== Cartões de referência ===
   * {{http://​www2.kenyon.edu/​Depts/​Math/​hartlaub/​Math305%20Fall2011/​R.htm|Resumo de comandos R e pacotes para regressão}};​   * {{http://​www2.kenyon.edu/​Depts/​Math/​hartlaub/​Math305%20Fall2011/​R.htm|Resumo de comandos R e pacotes para regressão}};​
   * {{http://​cran.r-project.org/​doc/​contrib/​Ricci-refcard-regression.pdf|Cartão de referência para regressão}};​   * {{http://​cran.r-project.org/​doc/​contrib/​Ricci-refcard-regression.pdf|Cartão de referência para regressão}};​
  
 +=== Medidas de diagnóstico ===
   * {{http://​www.stats.ox.ac.uk/​~burke/​Linear%20Models/​Linear%20Models%20Notes.pdf|Slides de curso completo de Regressão Linear}};   * {{http://​www.stats.ox.ac.uk/​~burke/​Linear%20Models/​Linear%20Models%20Notes.pdf|Slides de curso completo de Regressão Linear}};
   * {{http://​statweb.stanford.edu/​~jtaylo/​courses/​stats203/​notes/​diagnostics.pdf|Slides de medidas de diagnóstico}};​   * {{http://​statweb.stanford.edu/​~jtaylo/​courses/​stats203/​notes/​diagnostics.pdf|Slides de medidas de diagnóstico}};​
Linha 107: Linha 146:
   * {{http://​courses.washington.edu/​b515/​l7.pdf|Exemplos de diagnóstico}};​   * {{http://​courses.washington.edu/​b515/​l7.pdf|Exemplos de diagnóstico}};​
   * {{http://​statweb.stanford.edu/​~jtaylo/​courses/​stats203/​notes/​diagnostics.pdf|Resumo de medidas de diagnóstico (com exemplos)}}   * {{http://​statweb.stanford.edu/​~jtaylo/​courses/​stats203/​notes/​diagnostics.pdf|Resumo de medidas de diagnóstico (com exemplos)}}
 +
 +=== Regressão com variáveis categóricas ===
 +  * {{http://​www.sagepub.com/​upm-data/​21120_Chapter_7.pdf|Dummy-Variable Regression}};​
 +  * {{http://​gauss.stat.su.se/​gu/​e/​slides/​F6-Dummy-Variable.pdf|Dummy variable regression models}};
 +  * {{http://​socserv.socsci.mcmaster.ca/​jfox/​Courses/​SPIDA/​dummy-regression-notes.pdf|Dummy-Variable Regression}};​
 +  * {{https://​www.princeton.edu/​~slynch/​soc504/​expanding_ols.pdf|Expanding the Model Capabilities:​ Dummy Variables, Interactions,​ and Nonlinear Transformations}}.
  
 ==== Avaliações ==== ==== Avaliações ====
Linha 195: Linha 240:
 <​latex>​ <​latex>​
 t_i = \dfrac{e_i}{s(e_i)} = \dfrac{e_i}{\hat{\sigma}_{-i}\sqrt{1-h_{i}}}\\ t_i = \dfrac{e_i}{s(e_i)} = \dfrac{e_i}{\hat{\sigma}_{-i}\sqrt{1-h_{i}}}\\
-\hat{\sigma}_{-i}^2 = \dfrac{(n-p)\hat{\sigma}^2-\frac{e_i}{1-h_{i}}}{(n-1)-p}+\hat{\sigma}_{-i}^2 = \dfrac{(n-p)\hat{\sigma}^2-\frac{e_i^2}{1-h_{i}}}{(n-1)-p}
 </​latex>​ </​latex>​
  
Linha 206: Linha 251:
   * DFfits   * DFfits
 <​latex>​ <​latex>​
-dffits_i = \dfrac{\hat{y}_i-\hat{y}_{i(-i))}}{\hat{\sigma}_{-i}\sqrt{1-h_i}} = \left( \dfrac{p\cdot D_i \cdot\hat{\sigma}^2}{\hat{\sigma}^2_{-i}} \right )^{1/2}+dffits_i = \dfrac{\hat{y}_i-\hat{y}_{i(-i))}}{\hat{\sigma}_{-i}\sqrt{h_i}} = t_i\left( \dfrac{h_i}{1-h_i} \right )^{1/2}
 </​latex>​ </​latex>​
  
Linha 215: Linha 260:
 </​latex>​ </​latex>​
  
-<code R> +=== Trabalho 4 ===
-##​----------------------------------------------------------------------------- +
-## Definições da sessão.+
  
-require(lattice) +  * Análise de dados por meio de regressão com presença de variáveis independentes categóricas;​ 
-require(latticeExtra) +  * Os dados e contexto são exercício do capítulo 6 do *Applied Linear Regression* 3.ed do Weisberg; 
-require(car) +  * Fazer a análise dos dados fornecendo o contexto e objetivos do mesmo, declarar o modelo, correr análise dos resíduos, interpretar os resultados, fazer a predição com bandas de confiança; 
- +  * Entregar *.zip o pdf, Rnw e arquivos acessórios;​ 
-## Função vif da página da Professora Dra Sueli Giolo+  * Prazo de entrega12/05/2014 até às 23h59;
-source("​http://people.ufpr.br/​~giolo/​CE071/​Exemplos/​vif.R"​)+
  
 +<code R>
 ##​----------------------------------------------------------------------------- ##​-----------------------------------------------------------------------------
-## Dados de gasto com alimentação ​(foodconsem função da receita da +str(twins    ​## 6.4 ​Eduardo
-## família (income) e do número de membros (size). +str(BGSall) ​   ​## 6.6 ​Michele
-## +str(cathedral) ## 6.10. Paula. 
-## Ajuste um modelo com foodcons~income+sizeFaça uma análise +str(salary   ## 6.13. Cintia
-## completa do modelo e verifique se há necessidade de modificaçõesSe +str(mile) ​     ## 6.18Gustavo.
-## sim, proceda e justifique. +
- +
-da <- +
-    read.table("​http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​data/​business_economics_dataset/​EXERCISE/​DCFOOD.DAT"​) +
-names(da) <- c("​house","​foodcons","​income","​size"​) +
-str(da) +
- +
-##----------------------------------------------------------------------------- +
-## Engenheiros mediram o comprimento ​(length, cme o peso (weight, g) e +
-## o nível de DDT (ddt, ppm) para 144 peixes capturadosAlém do mais, a +
-## distância de captura rio acima (mile), o rio (river) e a espécie do +
-## peixe (species) também foram registrados. +
-## +
-## Ajuste um modelo com ddt~mile+length+weightFaça uma análise +
-## completa do modelo e verifique se há necessidade de modificaçõesSe +
-## sim, proceda e justifique. +
- +
-db <- +
-    read.table("​http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​data/​business_economics_dataset/​EXERCISE/​DDT.DAT"​) +
-names(db) <- c("​river","​mile","​species","​length","​weight","​ddt"​) +
-str(db) +
 ##​----------------------------------------------------------------------------- ##​-----------------------------------------------------------------------------
 </​code>​ </​code>​

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