====== CE-003 Turma K/O - Segundo semestre de 2013 ====== No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso. \\ São indicados os Capítulos e Sessões correspondentes nas referências bibliográficas, bem como os exercícios sugeridos. Veja ainda depois da tabela as **Atividades Complementares**. \\ **Referências**\\ * **B & M**: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. (2010) Estatística Básica. **6a Edição**, Editora Saraiva * **WEB** [[http://onlinestatbook.com/2/index.html|Online Statistics: An Interactive Multimedia Course of Study]]: Material online sobre estatística **Observação sobre exercícios recomendados** os exercícios indicados são compatíveis com o nível e conteúdo do curso. \\ Se não puder fazer todos, escolha alguns entre os indicados. ===== Conteúdos das Aulas ===== ^ ^^ B & M ^^ Online ^ ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios ^ Tópico ^ | 26/08 Seg |Informações sobre o curso. Percepções sobre estatística e os fundamentos das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística |Cap 1 | -- | [[#26/08|ver abaixo]] | | PARTE I: PROBABILIDADES ^^^^^ | 28/08 Qua|Introdução a probabilidades. Definições e conceitos básicos. Experimentos aleatórios, eventos, espaços de probabilidades, definições de probabilidades. Propriedades. |Cap 5, 5.1, 5.2 e 5.3 |Cap 5: 1 a 22 |[[#28/08|Ver abaixo]] | | 02/09 Seg|1a avaliação semanal. Probabilidades (cont). Discussão da avaliação e revisão de conceitos. Tipos de espaço amostral e avaliação de probabilidades - a necessidade de modelos de probabilidade |Cap 5, 5.1, 5.2 e 5.3 |Cap 5: 1 a 22 |[[http://onlinestatbook.com/2/probability/probability.html|Material Online]]: \\ Probability (Itens A, B, C, D, E) \\ [[#02/09|Ver outras indicações abaixo]] | | 04/09 Qua|Probabilidades (cont.) Exemplos de espaços amostrais. Probabilidade condicional, probabilidade total e teorema de Bayes |Cap 5, 5.4 e 5.5 |Cap 5: 23 a 25, 26 a 41, 44, 48, 57 e 64 |[[#02/09|Ver abaixo]] \\ [[http://www.math.ist.utl.pt/~camado/disciplinas/arquivo/PE0607/PE_exercicios.pdf|Ver exercícios no Cap 2]] | | 09/09 Seg|2a avaliação semanal. Discussão da avaliação. Discussão do vídeo. Avaliação de probabilidades por simulação. |Cap 5 |Cap 5:ver indicados acima e nos materiais/referências suplementares | [[#09/09|Ver abaixo]] | | 11/09 Qua|Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Introdução e definições. Funções de probabilidade, densidade de probabilidade, acumulada. Esperança e variância. Exemplos |Cap 6: Sec 6.1 a 6.5, Cap 7: Sec 7.1 a 7.3 |Cap 6: 1 a 19, 29, 30, Cap 7: 1 a 12 | | | 16/09 Seg|3a avaliação semanal. Discussão da avaliação. Exemplos e conceitos adicionais em variáveis discretas e contínuas. Obtenção de quantis. | | | | | 18/09 Qua|Distribuições "especiais" de v.a.'s discretas e contínuas. Binomial, Poisson, Gemétrica, uniforme e exponencial. Formas das distribuições normal e gama e interpretação do comportamento das variáveis. |Cap 6: Sec 6.6 e Cap 7, Sec 7.4 |Cap 6: 20, 21, 25, 26, 27, 28; Cap 7: 13, 21 | | | 23/09 Seg|4a avaliação semanal. Exemplos e visualizações do comportamento de variáveis discretas e contínuas. Discussão sobre algumas aplicações. | | | | | 25/09 Qua|Distribuição normal |Cap 7, Sec 7.4.2 e 7.5 |Cap 7: 14 a 20 |[[http://onlinestatbook.com/2/normal_distribution/normal_distribution.html|Material online]] \\ [[#25/09|Ver abaixo]] | | 30/09 Seg|5a avaliação semanal. distribuição normal. | | | | | 02/10 Qua|Aproximação pela distribuição normal, distribuições Hipergeométrica e de Poisson. Processo de Poisson. |Cap 6: 6.6.4, 6.6.5 e 6.7, Cap 7 |Cap 6:20, 22, 23, 34 a 38 | | | 07/10 Seg|6a avaliação semanal. Transformação de variáveis |Cap 7, Sec 7.6 |Cap 7: 25, 26, 27, 39, 43, 44 | | | PARTE I: ESTATÍSTICA DESCRITIVA ^^^^^ | 09/10 Qua|Descrevendo e resumindo dados. Tipos de variáveis: qualitativas (nominais e ordinais) e quatitativas (discretas e contínuas). Resumo de dados por gráficos tabelas e medidas adequados a cada tipod e variável. Análises uni (perfil dos dados) e bivariadas (relações de interesse). |Cap 1, 2 e 3 |Cap 2: 1, 2 4 a 7, Cap 3: 1 a 6 |[[http://leg.ufpr.br/~paulojus/embrapa/Rembrapa/Rembrapase8.html#x10-560008|Ilustrações de análises uni e bivariadas]] | | 14/10 Seg|Estatística descritiva (cont). Gráficos: histogramas, densidade, box-plot e ramo e folhas. Análises bivariadas. Qualitativas x quantitativas e quantitativas vs quantitativas. Medidas e formas de associação. |Cap 2, 3 e 4|Cap 2: 4 a 8, Cap 3: 7 a 13, Cap 4: 1,2,3,10,11 | | | 16/10 Seg|1a prova | | | | | 21/10 Seg|7a avaliação semanal. Discussão da avaliação e medidas descritivas. Posição, dispersão, assimetria e curtose |Cap 3 |Cap 3: 14 a 29, 33, 34, 35, 38, 39, 40 |[[#21/10|Ver abaixo]] | | 24/10 Qua|Tópicos complementares em estatística descritiva. | | |[[#24/10|Ver abaixo]] | | 28/10 Seg|Aula de estudos | | | | | 30/10 Qua|Estatística descritiva (cont). Associação entre variaveis qualitativas, Chi-quadrado, risco relativo e razão de chances (//odds--ratio//). q-q plots para comparação de variáveis. |Cap 4 | | | | PARTE III: ESTATÍSTICA DESCRITIVA ^^^^^ | 04/11 Seg|8a avaliação semanal. Introdução a inferência estatística: população, amostra, parâmetro, estimador, estimativa, distribuição amostral, estimativa pontual e por intervalo, tamanho de amostra|Cap 10 |Cap 10: 17, 18, 21 a 28 | | | 06/11 Qua|Inferência estatística (cont): construção de distribuições amostrais e distribuição amostral da média (e proporção). Tamanho de amostra. Intervalo de confiança (para proporção) |Cap 10, Cap 11, Sec 11.1 e 11.6 |Cap 10: 1, 3, 4 a 6, 11 a 13, 18, 20 e 21 | | | 10/11 Seg|9a avaliação semanal. Discussão da avaliação e introdução a conceitos básicos sobre testes (estatístico) de hipótese: definição, hipóteses nula e alternativa, região crítica, nível de significância, erros tipo I e II. Exemplo: teste de hipótese para uma proporção |Cap 12 Sec 12.1 e 12.2 e 12.6 |Cap 12: 1 a 5, 10 a 13, 17, 18 | | | 13/11 Qua|Inferência estatística (cont): distribuições amostras da média e outras distribuições amostras. Exercícios e aplicações. Propriedades dos estimadores. Intervalos de confiança para média. |Cap 10, Cap 11, Sec 11.1 e 11.2 |Cap 10: 1 a 5, 14 a 17 | | | 18/11 Seg|10a avaliação semanal. Discussão da avaliação: distribuições amostrais, intervalos de confiança e teste de hipótese. | | | | | 20/11 Qua|Inferência estatística (cont): propriedades dos estimadores (consistência, não viés e eficiência) e erro quadrático médio. Métodos de estimação: momentos, mínimos quadrados e máxima verossimilhança |Cap 11 |Cap 11: 10, 11, 12, 13 | | | 25/11 Seg|11a avaliação semanal. Testes Chi-quadrado |Cap 14: 14.1 a 14.4 |Cap 14: 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10 a 14 | | | 27/11 Qua|Comparação de duas amostras (variâncias e médias) |Cap 13 (exceto 13.3.2 e 13.4.2) |Cap 13: 3, 4, 5, 6, 7, 9, 16 a 20, 24, 25, 26 | | | 02/12 Seg|não haverá aula - sala ocupada com 2a fase vestibular | | | | | 04/12 Qua| | | | | | 09/12 Seg|2a prova | | | | | 18/12 Qua|Prova Final | | | | ==== Atividades complementares ==== === 26/08 === - Dois jogadores A e B vão jogar várias rodadas do seguinte jogo:\\ Cada vai lançar um dado e o resultado será a soma das faces. Antes do lançamento cada um escolhe um dos resultados possíveis. Se voce fosse definir uma estratégia para aconselhar um dos jogadores, qual seria? Justifique! === 28/08 === - //**Material perdisco:**// [[http://www.youtube.com/watch?v=YHXadaW_lso|Vídeo 1: ]] Um vídeo introdutório sobre conceitos e temos básicos em estatística (legenda (CC) disponível) * Guia: * Quais os tópicos principais da apresentação? Descreva cada um deles com suas próprias palavras. * Em cada tópico quais os principais **conceitos**? Identifique os **termos técnicos** e defina cada um deles. * Pense em outros exemplos análogos aos apresentados no vídeo. === 02/09 === - [[http://www.ted.com/talks/peter_donnelly_shows_how_stats_fool_juries.html|Peter Donelly]] no TED Talks - como estatística e probabilidade podem ser usadas e ... abusadas * **note que voce pode habilitar legendas em inglês, português ou outras línguas, se desejar ** * ** procure anotar as principais mensagens e conceitos da apresentação ** * **se voce tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais da apresentação, quais seriam?** * formule adequadamente e tente resolver os problemas propostos durante a palestra Considere os problemas a seguir e resolva cada uma deles de duas formas: * Solução formal (analítica) * Solução (aproximada) por alguma rotina computacional - Um comitê de 12 pessoas é escolhido por sorteio de um grupo de 100 pessoas. Calcule a probabilidade dos indivíduos **A** e **B** pertencerem os grupo escolhido. - Um baralho de 52 cartas contém 4 cartas do tipo //ás//. Se as cartas são embaralhadas e 13 cartas são divididas entre 4 indivíduos, qual a probabilidade de que algum deles fique com todas as cartas //ás//. - Se //n// pessoas terão seus assentos atribuídos ao acaso em uma linha com //2n// assentos, qual a probabilidade que não haja pessoas em assentos adjacentes? === 09/09 === - Propor um algorítmo computacional para estudar por simulação) o problema das sequencias de caras e coroas apresentado [[http://www.ted.com/talks/peter_donnelly_shows_how_stats_fool_juries.html|no vídeo Peter Donelly]] - Resolver o problema das portas (//Monty Hall//): - resposta analítica - resposta por simulação computacional (escrever algoritmo) ** Considere postar/compartilhar seus algorítmos na [[http://www.leg.ufpr.br/doku.php/disciplinas:ce003ko-2013-02:aberto|Página do Espaço Aberto do Curso]] ** === 25/09 === Comandos no programa R para cálculos relacionados a distribuição normal Seja uma v.a. X \sim {\rm N}(\mu=70, \sigma^2 = 10^2) === Leituras e Exercícios extras- Probabilidades === * Exercícios para revisão (compatíveis com ensino médio): * [[http://wirober.blog.uol.com.br/matematica/probabilidades01.pdf|Exercícios sobre conceitos básicos de cálculo de probabilidades]] sugeridos para uma revisão inicial * [[http://www.infoescola.com/matematica/probabilidade/exercicios/|Exercícios e questões de vestibulares]] * [[http://www.matematicadidatica.com.br/ProbabilidadeExercicios.aspx|Exercícios na web]] procure identificar espaço amostral, eventos e demais conceitos discutidos em aula * [[http://www.infoescola.com/matematica/probabilidade/exercicios/|Exercícios na web]] * Textos sobre probabilidades (com exercícios) * Capítulo 1 do [[http://www.edusp.com.br/detlivro.asp?id=41384|Livro do Prof. Caio Dantas]] * [[http://www.math.ist.utl.pt/~camado/disciplinas/arquivo/PE0607/PE_exercicios.pdf|Lista de exercícios de estatística básica]] * [[http://www.ufpa.br/dicas/biome/bioexe2r.htm|Exercicios de Biometria]] === 21/10 === * Verificar a definição e aplicações de //média geométrica// e //média harmônica// * verificar como calcular e interpretar os coeficientes de //assimetria// e //curtose// === 24/10 === * [[http://www.utrend.tv/v/9-out-of-10-americans-are-completely-wrong-about-this-mind-blowing-fact/|Video comentado em aula]] * [[http://www.ted.com/talks/hans_rosling_shows_the_best_stats_you_ve_ever_seen.html|Hans Rosling]] no TED Talks - como os dados podem nos ajudar a compreender e destruir mitos sobre a realidade. Procure identificar ao menos cinco pontos importantes na apresentação para discussão (com opção de legendas em português).